Arranca hoje (14) no Parque Manuel Braga o Festival das Sardinhas, que decorrerá até domingo (16).
Este evento, em que as sardinhas são a iguaria-mor, apresenta também outros petiscos, pratos e acompanhamentos, confecionados por cerca de 12 diferentes associações do concelho de Coimbra.
O certame tem abertura marcada esta tarde, pelas 18h00, e encerrará às 23h00. Nos restantes dias, as portas abrem às 17h00 mas, no entanto, o fecho do recinto manter-se-á às 23h00.
De acordo com João Francisco Campos, presidente da União de Freguesias de Coimbra (UFC), a primeira edição do Festival das Sardinhas levou-o a encomendar cerca de uma tonelada de peixe.
A iniciativa, que permitirá aos amantes de sardinha saborear a iguaria, terá pacotes de refeição, por seis euros e meio, contando também com todos os interessados em ter um momento de lazer que não sejam apreciadores de sardinha.
Desta forma, a “Refeição Sardinha”, que inclui três sardinhas e broa, e a “Refeição Febra”, com duas febras e batatas, prometem fazer a as delícias da população. A compra de sardinha ou febra extra tem um custo de dois euros e o copo tem o valor de um euro mas, no caso de ser devolvido, o dinheiro volta a ser entregue ao visitante.
O certame vai ainda contar com bastante animação ao longo dos três dias. Vão subir a palco Tiago Silva, o Grupo de Casconha, Gerc e Klino, o Grupo Folclórico de Coimbra e o Seu Baile Mandado, bem como o Grupo de Cavaquinhos da Salatina.
A concretização do evento teve alguma ajuda da Câmara Municipal, que patrocinou a animação com cerca de dois mil euros.