13 de Junho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Esquerda junta-se na Sereia para não deixar fugir Abril de Coimbra

1 de Março 2024

No dia em que se celebra a Liberdade em Portugal, cinco forças políticas de Esquerda decidiram unirem-se num almoço comemorativo dos 50 anos da “Revolução dos Cravos”, no Jardim da Sereia, para “aprofundar a democracia na cidade de Coimbra”.

O evento, marcado para as 12h30 e aberto a toda a população, é organizado sobre o lema “Muita Força Abril” e é inédito na cidade. Dele fazem parte estruturas locais do movimento Cidadãos por Coimbra, do Partido Socialista, do Bloco de Esquerda, do Partido Livre e do partido Pessoas – Animais – Natureza (PAN), que garantem que esta iniciativa não compete com outras preparadas para este dia, e que “até ajuda a mobilizar pessoas para o desfile de manifestação que se realiza depois, pelas 15h00”.

“Estamos gostosamente juntos, porque achamos que não faz nenhum sentido em matérias e preocupações que nos são comuns andarmos necessariamente separados”, começou por referir Jorge Gouveia Monteiro, Coordenador do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC).

“O que nos congregou foi a perceção de falta de democraticidade na condução dos destinos da nossa cidade. Podemos desfiar exemplos, são muitos de uma trajetória, porque já não se baseia só num ponto ou dois: há um conjunto de pontos que define uma trajetória de declínio da vida democrática no nosso município e isso preocupa-nos”, referiu.

O coordenador do CpC justificou a realização desta iniciativa com a necessidade de a população de Coimbra receber um sinal das forças que não constituem a maioria do Executivo camarário que governa o concelho.

“Governa muito restritamente e confiando só em si própria. O povo de Coimbra precisa de um sinal de que quem não se revê nesta maneira de conduzir os destinos da cidade e de quem é capaz de cooperar e de fazer coisas em conjunto, sem nenhuma agenda”, evidenciou.

Apesar de ter sido convidado a integrar-se na iniciativa, o PCP não consta neste grupo de Esquerda, pelo menos até ontem ao meio dia. Contudo, Jorge Gouveia Monteiro afirma que “ainda está a tempo” de se juntar, uma vez que faltam dois meses para o almoço de confraternização.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM