As crianças de Antuzede têm a sua escola do 1º Ciclo do Ensino Básico com uma nova imagem, após uma requalificação de que o estabelecimento de ensino foi alvo.
A intervenção visou melhorar o conforto e a funcionalidade do espaço para o acolhimento de mais de meia centena de crianças, daquele que é o único estabelecimento de educação e ensino da freguesia.
“Esta escola é um espaço de referência em Antuzede e há muito que esta requalificação era almejada, pois era um edifício muito antigo, com problemas inerentes e que se foi degradando”, começou por dizer o presidente da União de Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, Diamantino Jorge, durante a visita às instalações.
Para o autarca, as crianças e a comunidade educativa mereciam uma escola com condições dignas de aprendizagem. “Ao longo do tempo fomos perdendo alunos, não porque não tenhamos nascimentos, mas porque os pais acabam por ser cativados por melhores condições no centro da cidade, e agora queremos fazer o inverso, convencendo os pais a trazerem para aqui os seus filhos, pois queremos aumentar o número de crianças e estamos a fazer de tudo para que tal aconteça”.
A requalificação, com um investimento superior a 635 mil euros, foi pensada com o intuito de satisfazer as necessidades das crianças, proporcionando um espaço mais cómodo e com melhores condições.
“O investimento na educação e na qualidade das escolas deve ser sempre uma prioridade em todos os executivos, porque criar condições para as famílias se fixarem nas freguesias é essencial para evitar o despovoamento”, disse o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Silva.
A empreitada na Escola Básica de Antuzede, com um prazo de execução de 450 dias, passou essencialmente pela manutenção do edifício e remodelação do telheiro. O novo espaço vai contemplar uma sala de refeições, que vai permitir que o serviço de almoços deixe de se realizar num monobloco, uma cozinha, caldeira e arrumo, e o seu acesso pode, agora, ser feito através do telheiro coberto, que também vai funcionar como recreio das crianças e espaço para a prática de educação física.
As salas foram também intervencionadas, dando lugar a um local modernizado e cheio de cor, permitindo que as crianças aprendam num ambiente cativante.
A intervenção contemplou ainda a construção de um parque infantil e de um campo de jogos (futebol e basquetebol) em pavimento de betão drenante, uma vez que o anterior, feito em saibro, era inadequado para a prática deste género de atividades físicas.
As instalações sanitárias foram também alvo de remodelação, tendo o projeto incluído ainda a introdução de uma rampa na entrada do edifício e no acesso do recreio ao recinto exterior. As vedações de todo o recinto escolar foram substituídas e o portão de entrada foi recuperado.
“Estou confiante de que as famílias de Antuzede tragam as crianças para esta escola que possui boa qualidade de educação e de convívio, e não as levem para o centro da cidade”, salientou Manuel Silva.
Durante a execução da empreitada de requalificação da escola, foi em monoblocos, colocados nas instalações da Associação Desportiva de Antuzede, que funcionaram as atividades letivas. Embora ainda sem data da mudança, pois ainda falta mobilar a escola, o estabelecimento de ensino está ansioso por receber as suas 53 crianças, 23 da pré-escola e 30 do primeiro ensino básico, na sua nova “casa”.
Inauguração virou visita e quase sem chave
O convite do Município de Coimbra era para a inauguração daquele estabelecimento de ensino, mas acabou por ser apenas uma visita às instalações, que resultou numa espera prolongada, de cerca de uma hora, porque nenhum dos presentes naquele dia tinha as chaves para abrir o portão da escola. A visita, que estava agendada para as 16h00, só por volta das 17h00 é que se iniciou, aquando da chegada do empreiteiro, da Conimbriga Construções, empresa responsável pela obra, ao local.