Várias freguesias do concelho de Coimbra contam agora com melhores equipamentos desportivos, fruto do investimento realizado pela Câmara no âmbito do Regulamento Municipal de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas que já totaliza um investimento global de um milhão de euros.
O presidente da autarquia, Manuel Machado, acompanhado pelo vereador do Desporto, Carlos Cidade, visitou no sábado alguns dos espaços reabilitados, numa iniciativa que assinalou a conclusão das obras nas instalações desportivas da Associação Cristã da Mocidade (ACM), no pavilhão gimnodesportivo do Grupo Desportivo da Arregaça, nos campos de futebol da Juventude Desportiva e Recreativa de Arzila e do Grupo Recreativo “O Vigor da Mocidade” e no polidesportivo da Associação Desportiva de Antuzede.
A ACM beneficiou de um investimento de 100 mil euros para a requalificação das suas instalações, enquanto o Grupo Desportivo da Arregaça foi apoiada com 44 mil euros para a cobertura do seu pavilhão gimnodesportivo. Já a coletividade de Arzila teve um financiamento de 15 mil euros para concluir as obras de requalificação das coberturas e pinturas no interior e exterior dos balneários e para a instalação de iluminação LED, enquanto que “O Vigor da Mocidade” contou com o apoio de 200 mil euros para requalificar o piso de relva artificial do seu grande campo de jogos e para intervenções ao nível da rede de saneamento básico. Já a Associação Desportiva de Antuzede foi contemplada com 45 mil euros, valor destinado à estabilização e requalificação dos muros envolventes e de suporte do seu polidesportivo.
Durante a visita aos diversos estabelecimentos, Manuel Machado saudou as direções dos clubes que “se empenharam na rápida concretização” das obras, que “estão bem realizadas”, destacando que este regulamento foi uma “operação pioneira” e transparente, porque desta forma todos conhecem “as regras e se preparam para apresentar os seus projetos”.
Esta visita integrou a Semana Europeia do Desporto e ficou marcada pela colocação de uma placa que assinala os melhoramentos efetuados, um gesto que, segundo esclareceu o autarca, cumpre também “uma obrigação de transparência por pare de qualquer entidade pública de explicar e informar os cidadãos do destino que deu ao dinheiro que gere”.
Manuel Machado sublinhou que este “é um dos bons investimentos” efetuados, um importante contributo para que a comunidade fique melhor, defendendo o lema “alma sã em corpo são”. Adiantou que o próximo desafio será o de “voltar a atrair os jovens a praticar desporto [no contexto da pandemia]”, que deve ser abordada “com preocupação e todos os cuidados, mas sem medo”.
Recorde-se que o Regulamento Municipal de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas foi criado no ano passado pela Câmara de Coimbra com o objetivo de “melhorar as condições para a prática desportiva no concelho, otimizando os equipamentos e aumentando a sua durabilidade, de forma a promover o desenvolvimento saudável e sustentável das crianças e jovens, das associações e dos clubes”. Desde então, a autarquia já aprovou apoiar um total de 22 associações ou clubes desportivos do concelho, num investimento global de um milhão de euros para obras de reabilitação de equipamentos desportivos, sendo que muitas dessas estão em curso e outras já concluídas.