27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Encontros de Jazz trazem mais de 100 músicos a Coimbra

8 de Outubro 2021

Seis espaços de Coimbra vão acolher, de 21 a 30 de outubro, a 19.ª edição dos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, um evento que vai trazer à cidade mais de 100 músicos. Promovido pelo Jazz ao Centro Clube (JACC), numa organização conjunta com a Câmara Municipal, o programa integra 11 concertos e um cine-concerto dirigido ao público jovem.

O festival arranca com uma das três grandes formações que estarão nos Encontros, neste caso o Omniae Large Ensemble, do baterista e compositor Pedro Melo Alves. Na Oficina Municipal do Teatro (OMT), o jovem músico faz a apresentação do disco “Lumina”, num grupo com 23 músicos e condução a cargo do maestro Pedro Carneiro.

No dia 24, no grande auditório do Convento São Francisco, decorrerá uma estreia absoluta de “Memória da Viagem”, um trabalho que resulta de uma encomenda ao pianista e compositor Luís Figueiredo, por parte do Coro Coimbra Vocal e que teve apoio do JACC e da autarquia. Em palco, será apresentada uma suite para um trio de jazz (Luís Figueiredo, Bernardo Moreira e Bruno Pedroso) e um coro misto em 14 andamentos, realçou a organização.

Ainda nas grandes formações, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) vai receber a 29 de outubro os LUME (Lisbon Underground Music Ensemble) para apresentar o novo trabalho “Las Californias”.

José Miguel Pereira, do JACC, destaca também o concerto do Mondego – Ensemble Jazz ao Centro, grupo que se constitui como uma plataforma para intérpretes e compositores de jazz da região e que gravará no espetáculo do Salão Brasil o seu primeiro disco.

Pelo festival, haverá também um cine-concerto em que “As Aventuras do Príncipe Achmed”, de Lote Reiniger, será musicado pelo Space Ensemble, o Humanization 4tet apresenta o disco “Believe, Believe”, o violinista João Camões atua com os franceses Jean-Luc Capozzo e Jean-Marc Foussat e grupo Cíntia, selecionado pelo programa Cena Jovem jazz.pt, apresenta em primeira mão o disco de estreia, “O Sítio”.

O segundo fim de semana dos Encontros será “quase inteiramente dedicado” ao encontro entre músicos portugueses e noruegueses (tal como foi feito no passado com coletivos de outros países).

Para além do ensemble que reunirá todos os músicos (quatro portugueses e três noruegueses) para duas noites de concerto no Salão Brazil, haverá ainda lugar para outras duas apresentações em grupos mais reduzidos.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM