A freguesia de Espinhal prepara-se para receber mais uma edição de um dos eventos mais acarinhados pela comunidade local: o Encontro de Amigos do Espinhal, que este ano celebra a sua 10.ª edição, já amanhã, dia 7. A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia do Espinhal, vai decorrer no Parque Verde da Quinta da Cerca e promete um dia de reencontros, boa comida, música e animação no ambiente natural e acolhedor da freguesia.
A iniciativa começa logo pela manhã, com uma caminhada opcional à emblemática Pedra da Ferida, com início às 9h00. A participação é livre, mas bastante apreciada. “Quem quiser caminhar, vai à Pedra da Ferida e volta. Já é um clássico”, refere Luís Dias, presidente da Junta, sublinhando a beleza natural e o valor afectivo do percurso.
Após esta atividade física acontece o tradicional almoço, que junta centenas de participantes num verdadeiro banquete popular com dois porcos no espeto, arroz, feijão, saladas, pão, bebidas, sobremesas e muito mais.
“As expectativas são boas. Já temos um número de inscrições semelhante ao do ano passado, em que tivemos cerca de 350 pessoas”, afirmou Luís Dias.
Para o presidente este encontro é mais do que um simples convívio. É um momento de regresso às raízes, um ponto de encontro de amigos e famílias, alguns dos quais vêm de longe só para estarem presentes neste dia especial. “Há pessoas que estão fora o ano inteiro e até tiram uma semana de férias para vir a este encontro”, destaca o autarca, sublinhando que o evento já é “um marco para a freguesia”.
Este ano, para assinalar a década de existência da iniciativa, as t-shirts comemorativas serão vermelhas com estampagem branca, uma tradição colorida que muda a cada edição. Para participar neste encontro tem um custo de sete euros, que dá direito à participação no evento, ao almoço e ainda recebe a t-shirt. .
“É um dia marcante para a freguesia. As pessoas perguntam logo no início do ano se vai haver encontro. Mantemos sempre a tradição de realizar no primeiro sábado de junho”, reforça Luís Dias.
O evento é aberto a todos — não é preciso ser residente da freguesia, basta sentir-se “amigo do Espinhal”. Para participar, é recomendado levar talheres e copos reutilizáveis.