23 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Empresários promovem Festa da Praça da República

20 de Setembro 2019

Colóquios, poesia, teatro, música, contos e muito convívio são algumas das propostas que integram a Festa da Praça da República, programa que vai decorrer a 5 de outubro naquela praça da cidade.

Apresentado na terça feira, este evento é promovido por um conjunto de empresários e representantes de entidades que têm estabelecimentos naquela zona e que pretendem vê-la com mais dinamismo. Da comissão organizadora fazem parte o Aqui Base Tango, Café do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto, Casa de Chá da Sereia (da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Farmácia Adriana, Grupo de Etnografia e Folclore (GEFAC) da Associação Académica de Coimbra (AAC), Liquidâmbar, MURPHY’s, O Reitor, Rádio Universidade de Coimbra, Secção de Escrita e Literatura (SESLA) da AAC e TAGV.

Depois de identificarem alguns dos problemas que sentem na Praça, juntam-se agora para promover esta festa que esperam atraia muitos visitantes à zona, contribuindo assim para a sua revitalização. “O tecido urbano existente na Praça da República está a perder pluralidade”, explicou Jorge Gouveia Monteiro, do Liquidâmbar, lamentando que instituições importantes abandonem aquela área. “Os regulamentos são obsoletos, para este que foi um eixo essencial no crescimento da cidade e que agora está esquecido”, acrescentou.

Com este programa variado, a organização pretende mostrar que “há muitas empresas competentes na praça, que esta zona é mais do que as terças e quintas feiras à noite”.

Apesar de ser ainda provisório, o programa integra as mais diversas atividades, que irão começar às 10h30 e prolongar-se até à noite. Um dos pontos altos será o “Pic-nic dos Vizinhos”, mesmo no meio da Praça da República, aberto a todos e com animação pelo GEFAC. Destaque ainda para o debate “Crónica de uma morte anunciada? Ascensão e queda da primeira República”, com João Paulo Avelãs Nunes, a partir das 16h00, no Liquidâmbar. Ao longo do dia há ainda muitos outros eventos a decorrer, nos vários estabelecimentos, como leituras de contos, workshops, cinema, arte, visitas aos bastidores do TAGV, conversas e debates, música, poesia e um Mercado de Outono, na Casa das Artes.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM