A empresa Busway, subsidiária do grupo israelita Afifi, venceu o concurso para os transportes públicos rodoviários da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
O júri propôs a adjudicação dos três lotes de transportes rodoviários a concurso à Busway, por cerca de 40 milhões de euros (mais IVA) para cinco anos de exploração, afirmou o secretário-executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Jorge Brito.
De acordo com Jorge Brito, a proposta vencedora do concurso apresentou valores, em média, “20% abaixo do preço-base”, recordando que o contrato, que tem uma duração de cinco anos, prevê ainda uma possibilidade de ser prolongado por mais dois anos (o preço base do procedimento, de 75 milhões de euros, foi definido com a perspetiva da duração máxima do contrato).
O secretário-executivo da CIM da Região de Coimbra esclareceu que a ponderação do vencedor tem por base uma “fórmula combinada, tendo, entre vários fatores, o preço por produção quilométrica [preço por quilómetro percorrido] e idade média dos veículos” que irão operar.
Jorge Brito aclarou ainda que o valor final poderá ser ajustado, mediante a procura por este serviço de transportes, que poderá torná-lo mais ou menos deficitário.