A EFAPEL, exportadora de produtos para telecomunicações, instalações elétricas e som ambiente, vai instalar um laboratório no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), onde, em conjunto com alunos e docentes, irá desenvolver projetos de investigação e equipamentos de produção para a empresa.
As duas entidades assinaram um protocolo de cooperação que contempla também a formação de estudantes em contexto industrial, potenciando a qualidade dos serviços prestados pela EFAPEL através de investigação aplicada. “Os investigadores do ISEC irão aumentar a eficiência e a competitividade dos produtos da empresa no mercado internacional e, em simultâneo, antecipar o início das suas carreiras profissionais”, explica a EFAPEL.
“A criação de um ‘Laboratório EFAPEL’ no ISEC irá proporcionar – a alunos e a docentes – a oportunidade de prestarem apoio ao desenvolvimento de equipamentos através de projetos de investigação, como mestrados, que aumentarão a eficiência e a competitividade dos produtos da empresa no mercado europeu”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. Acrescenta ainda que “os estudantes poderão utilizar o espaço para desenvolver uma relação de proximidade com as propostas de mercado da EFAPEL para os seus clientes internacionais e, desse modo, beneficiar com essa experiência de imersão e consolidar um vínculo entre o mundo académico e a realidade da indústria”.
Para o presidente da EFAPEL, Américo Duarte, “esta colaboração com o ISEC, que é uma referência da engenharia na região Centro, vai ao encontro de uma necessidade premente da EFAPEL: estar mais próxima do ensino superior que é onde, verdadeiramente, se produz conhecimento científico e inovação”.
“A inovação será o principal contributo do ISEC, atendendo ao apoio que os seus investigadores irão prestar ao desenvolvimento de vários equipamentos inovadores que temos em vista. É uma cooperação win-win”, realça ainda.
A parceria contemplará – entre várias ações previstas – visitas regulares dos estudantes às instalações da EFAPEL, realização de estágios curriculares e profissionais na empresa e a participação da EFAPEL em aulas, palestras e seminários organizados pelo ISEC. Tem como objetivos aumentar a produção de ciência aplicada nos laboratórios do ISEC e antecipar o início das carreiras profissionais a novos engenheiros.
Segundo Mário Velindro, o acordo firmado “assenta na perfeição numa das vocações essenciais do ISEC que é a de promover a criação, transferência e aplicação de conhecimento nos domínios da engenharia, articulando as necessidades da comunidade e do meio empresarial”.