12 de Dezembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

EDP Distribuição premeia projetos inovadores

12 de Julho 2019

A EDP Distribuição premiou os melhores projetos do ‘Hack The Electron’, uma maratona de aprofundamento de ideias e criação de projetos, realizada em parceria com a EDP Inovação e a Taikai. Esta iniciativa procura estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para as Energy Box, de forma a tirar o melhor partido do enorme potencial que estes novos equipamentos, que estão a substituir os atuais contadores, oferecem aos utilizadores da rede e aumentar a qualidade de vida de milhões de consumidores de eletricidade.

O chamado Hackathon, que arrancou a 15 de maio e tinha em jogo um total de 15 mil euros em prémios, foi constituído por duas competições que decorreram durante o mês de junho. Na primeira, os participantes tiveram acesso a um conjunto de dados totalmente anónimos e descaracterizados de clientes domésticos, tais como a potência contratada, o tipo de tarifa e a tipologia de ligação e o consumo, com o propósito de pensar, desenvolver e criar protótipos de serviços que pudessem gerar valor para o consumidor final. Na segunda competição, as equipas receberam um kit Energy Box para que pudessem desenvolver soluções inovadoras com base nos dados que estão disponíveis e acessíveis em tempo real nesses equipamentos.

Dos inúmeros projetos apresentados foram selecionados os oito melhores de cada competição, que foram apresentados publicamente a 4 de julho, no Museu da Eletricidade, em Lisboa. Destes saíram vencedores, na primeira competição, a equipa ‘Energy Army Knife’, que desenvolveu uma plataforma de apoio à decisão para os consumidores de eletricidade, e, na segunda, ganhou a equipa ‘Zews’, que propõs a melhoria na eficiência do sistema fotovoltaico, tirando partido dos dados da rede energética inteligente.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM