6 de Outubro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

ANTÓNIO INÁCIO NOGUEIRA

Dois pequenos grandes contributos para a cultura de coimbra

4 de Junho 2021

Não vou há meses ao Café Santa Cruz. Um dos principais motivos foi a pandemia. Tenho, no entanto, vindo a acompanhar pela imprensa regional e, principalmente, pelo jornal O Despertar a atividade cultural desenvolvida pelos responsáveis do Café e os prémios auferidos. Parabéns.

Deu-se, desta forma, continuidade à ação desenvolvida anteriormente, na qual tive a honra de participar (nos eventos e publicações que o Café tinha vindo a produzir e a publicar).

Fico também contente pelos projetos valiosos e inovadores em perspetiva.

Tudo o que foi explicitado, muito tem a ver com o empenho feito pelos seus gestores para preservar a memória e a historia deste Café icónico, uma das portas abertas nos roteiros turísticos, concebidos para dar a conhecer a estética Coimbra antiga.

Aqui está um bom exemplo de como se pode contribuir para valorizar, junto dos nacionais e de fora, o que é belo e valoroso nesta cidade, nem sempre bem tratada.

Parabéns.

Um dia voltarei para tudo ver de perto e rememorar os bons tempos que aí passei.

Contributo II

O Jornal O Despertar está de parabéns pois já possui o seu livro de história e de memórias. Uma obra apoiada e publicada pela Câmara Municipal de Coimbra, sob o título O Despertar Um Século de História, 1917-2017 [pessoas, factos e causas]. Foi a sua construção e escrita da autoria de João Pinho, personalidade que muito admiro, pelas investigações finas e profundas que faz, pela procura e trabalho metódico com as suas fontes, pela minuciosa forma como retrata os factos. Gosto também da sua escrita, escorreita, simples para que todos possam fazer o entendimento correto do que transmite, – aos eruditos muito letrados e escolarizados e aos menos privilegiados pela escolaridade formal, mas a quem a vida deu a sabedoria da experiência e a quem proporcionou a educação não formal e informal valorosa.

Desta forma não admira que tenha lido de fio a pavio o livro em dois dias, interessado palavra a palavra, frase a frase, capítulo a capítulo. O suporte em papel de qualidade, a impressão e acabamentos, a composição gráfica e ilustração, as fotografias de ótima qualidade, tudo se compromete para que estejamos em presença de uma obra de referência.

Não sou bajulador, quem me conhece sabe que assim é. Gosto de dizer a verdade. E a verdade aqui é esta.

Parabéns à Câmara Municipal de Coimbra e ao Jornal o Despertar (por quem tenho um carinho especial e de quem sou colaborador até o quererem).

Parabéns especiais ao João Pinho.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM