O documentário “Palheiros de Mira” foi distinguido, na sexta feira, pela Associação Portuguesa de Museologia, na categoria “Melhor Filme”. Trata-se, como realça o Município de Mira, de um prémio nacional que “muito orgulha” o concelho e que “reflete o excelente trabalho realizado na recolha de conteúdos e produção deste documentário”.
Recorde-se que este documentário é parte integrante do recente projeto de requalificação do Palheiros de Mira – Museu e Posto de Turismo da Praia de Mira, que mereceu financiamento do Turismo de Portugal. Este filme reúne um conjunto de testemunhos em primeira pessoa das gentes da Praia de Mira, numa história que percorre a Arborização das Dunas, Palheiros de Mira a Arte Xávega e a Faina Maior.
“É uma honra esta distinção que vem comprovar o trabalho meritório desenvolvido neste espaço cultural da Praia de Mira, em especial neste filme, que retrata a história da comunidade piscatória da Praia de Mira”, realça o presidente da Câmara, Raul Almeida. “É um incentivo para continuarmos a apostar na cultura mirense e no nosso património histórico e cultural”, acrescenta.
De referir que o Palheiros de Mira – Museu e Posto de Turismo é um lugar multissensorial, onde se podem descobrir as histórias, tradições e culturas das pessoas que fizeram deste território a sua casa. “Aqui cruzam-se inovação, tecnologia e design com espólio etnográfico e histórico do concelho, através de uma linguagem multitemática, combinando «patrimónios» diversificados: o território, a memória local, os vestígios culturais de presença humana, o espírito do lugar, entre outros; seguindo uma visão transdisciplinar e diacrónica”, refere o Município.