13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia Nacional do Farmacêutico comemora-se quinta feira

20 de Setembro 2019

Comemora-se na próxima quinta feira, 26 de setembro, o Dia Nacional do Farmacêutico, uma data que é dedicada a todos os profissionais e que visa a valorização do importante papel que têm na sociedade.

Depois de no ano passado se terem realizado em Coimbra, as celebrações têm, desta vez, o seu ponto alto em Évora, no Palácio Cadaval, a partir das 17h00. Ana Paula Martins, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), e Francisco Ramos, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, presidem à sessão solene, marcada para as 18h00. O programa integra ainda uma conferência, entrega de medalhas de Honra da Ordem dos Farmacêuticos, homenagem aos farmacêuticos que completam 50 anos de profissão, entrega do Prémio Sociedade Farmacêutica Lusitana e um momento musical.

Esta efeméride é celebrada em Portugal desde 1989, precisamente no dia que, no calendário litúrgico romano, corresponde ao dia de São Cosme e São Damião, os santos padroeiros da profissão farmacêutica. Desde então, a OF assinala este dia com a realização de várias atividades e iniciativas marcadas pelo “convívio e confraternização entre colegas”, que representam “um momento de celebração e aproximação da classe farmacêutica”.

As comemorações do Dia do Farmacêutico são organizadas todos os anos, de forma rotativa, pelas três secções regionais da OF, sendo este ano da responsabilidade da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, em parceria com a entidade nacional.

Tal como sucede todos os anos, para além da sessão solene decorrem outras atividades, em diversos pontos do país. Amanhã, das 9h00 às 17h45, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, vai realizar-se um simpósio científico, dedicado ao tema “Doenças Neurodegenerativas – O que nos traz o futuro?”. De acordo com os promotores, este evento pretende “promover momentos de debate dinâmicos e transversais às várias áreas profissionais do setor da saúde, contribuindo para o desenvolvimento da intercolaboração entre profissionais de saúde, tendo sempre em consideração a perspetiva da pessoa com doença, através da integração de representantes das suas associações nesta discussão”.

Na terça feira, a partir das 11h00, na sede nacional da OF, em Lisboa, decorre uma sessão dedicada a estudantes, que tem como tema “Smart Cities. Smart Health”. Neste encontro, os alunos terão oportunidade de participar num debate sobre a inclusão e partilha de dados entre cidadãos e profissionais de saúde, promovendo o incremento da qualidade de vida e uma gestão urbana mais eficiente.

Já em outubro, no dia 2, das 17h00 às 19h00, no auditório da Universidade dos Açores, decorre a conferência “A integração entre a academia e a realidade profissional: Desafios e Oportunidades na Região Autónoma dos Açores”, iniciativa que pretende “promover um debate sobre os desafios da redefinição da atividade farmacêutica na atualidade, consciencializando e informando os profissionais acerca da importância da sua intervenção no crescimento e evolução do setor, através de uma atuação intercolaborativa e multidisciplinar entre profissionais e estudantes de Ciências Farmacêuticas”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM