20 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia Nacional do Farmacêutico assinalado a 26 de setembro

29 de Setembro 2023

Fernanda Paçó

 

O Dia Nacional do Farmacêutico é assinalado a 26 de setembro desde 1989, ano em que a Ordem dos Farmacêuticos instituiu esta data comemorativa como forma de valorizar a atuação destes profissionais de saúde.

A escolha do dia remete aos padroeiros da profissão, São Cosme e São Damião, santos que são celebrados no dia 26 de setembro. 

A história deste ofício “começou com as antigas boticas, estabelecimentos onde os boticários preparavam e vendiam medicamentos, muitas vezes usando ingredientes naturais e ervas”, explica Anabela Mascarenhas, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (SRC-OF), numa entrevista concedida ao jornal “O Despertar”.

“Com o passar do tempo, e com as exigências que foram sendo impostas pela própria sociedade, a prática farmacêutica desenvolveu-se, expandiu-se em termos de serviços, tornando-se mais científica e regulamentada. Esta transformação foi impulsionada, principalmente, pela robusta preparação técnica e diferenciação científica do farmacêutico, em todas as matérias relacionadas com a saúde pública”, esclarece Anabela Mascarenhas.

Atualmente, “Portugal tem uma classe forte de farmacêuticos em várias áreas da profissão”, embora atuar neste ramo não seja tarefa fácil, como afirmou a presidente.

“Ser farmacêutico em Portugal não é fácil, mas é gratificante o retorno que recebemos da parte dos doentes, utentes e cidadãos em geral, que são quem verdadeiramente nos importa”, vinca.

Para a dirigente da SRC-OF, é possível sentir o “reconhecimento” e a “valorização” por parte dos cidadãos, que afirmam, cada vez mais, que a intervenção dos farmacêuticos “resulta efetivamente em valor acrescido para a sua saúde”, o que foi “particularmente notório com a emergência da pandemia”.

Os pacientes não são os únicos a estimarem este trabalho, já que, nos próprios hospitais, “percebe-se que o farmacêutico é um elemento essencial e muito valorizado nas equipas de saúde, e o mesmo sucede cada vez mais na comunidade, com um entendimento e trabalho interdisciplinar crescente entre os farmacêuticos e os médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde”, assinala.

 

Vacinação contra a gripe e Covid-19 começa hoje

A campanha de vacinação sazonal (outono/inverno 2023) contra a gripe e a Covid-19 arranca hoje (29), nas mais de 2.000 farmácias que aderiram à iniciativa.

Este ano, pela primeira vez, a vacina contra a Covid-19 será aplicada nas farmácias comunitárias, sendo a administração destinada a todos os utentes com 60 ou mais anos.

“Este alargamento dos locais de vacinação visa agilizar o processo e proporcionar um maior conforto e proximidade no acesso ao serviço, reconhecendo-se assim o claro contributo dos farmacêuticos comunitários para o aumento da cobertura vacinal na população portuguesa, incluindo aldeias onde não existem centros de saúde”, informa a presidente da SRC-OF.

Como esclarece Anabela Mascarenhas, “A Ordem dos Farmacêuticos esteve envolvida em todo o processo e é responsável pela atribuição da Competência e respetiva renovação em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis para os farmacêuticos”.

 

Como agendar a vacina contra a gripe e a Covid-19

É possível agendar as vacinas contra a gripe e a Covid-19 online. O processo é rápido e simples:

-Primeiro, deve aceder ao site Farmácias Portuguesas, da Associação Nacional de Farmácias. Poderá então selecionar uma das opções disponíveis, nomeadamente a “covacinação SNS” (vacinas da gripe e da Covid-19) e a “vacinação SNS” (apenas a da gripe ou a da Covid-19).

-Após a seleção da vacina, é possível escolher o distrito, o concelho e a farmácia onde será feito o procedimento. De seguida, carrega em “ver vagas disponíveis”, sendo então apresentados os dias e horários em que é possível vacinar-se.

-Por fim, insere os dados pessoais (nome, email, telemóvel, número de utente de saúde e data de nascimento) e responde se pretende tomar alguma vacina, com exceção da vacina da gripe, nos 14 dias anteriores ao agendamento.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM