25 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia Nacional da Água: Águas do Centro Litoral sensibiliza para o valor da água

27 de Setembro 2019

Sensibilizar para o valor da água, através de iniciativas que envolvam as famílias e cheguem a todas as faixas etárias, é a grande prioridade da Águas do Centro Litoral (AdCL) ao comemorar mais um Dia Nacional da Água.

Apesar de se assinalar apenas a 1 de outubro, terça feira, a empresa vai celebrar esta efeméride com um programa extenso, que começa já no domingo e que vai envolver vários concelhos. As iniciativas vão decorrer nos municípios de Ovar, Mealhada, Arganil e Vila Nova de Poiares e visam consciencializar pequenos e graúdos para o valor da água, sensibilizando para as boas práticas ambientais e para o uso eficiente deste recurso que é essencial à vida.

As comemorações começam domingo, no Parque do Buçaquinho, em Ovar, com um “Peddy Paper ambiental” dedicado às famílias. De acordo com a AdCL, esta iniciativa é composta por vários espaços direcionados ao valor da água, como o Aquaquiz, a roda da sorte e o jogo da glória, que vai permitir realizar “uma viagem ao conhecimento do Ciclo Urbano da Água, com paragem obrigatória nas boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos”.

Esta viagem continua na terça feira, Dia Nacional da Água (1 de outubro), nos municípios da Mealhada, Arganil e Vila Nova de Poiares, com a realização de “uma gincana de água com um pingo de consciência e uma degustação de água da torneira, simples ou aromatizada”. A empresa explica que, “de uma forma lúdica e interativa os mais jovens, para além de apreciarem as diversas formas de consumir água da torneira, aprendem a utilizá-la de forma sustentável”.

A AdCL aproveita, assim, estas celebrações para continuar a fazer uma forte aposta na educação ambiental. Para além disso, procura assegurar o acesso de água de qualidade e saneamento ao maior número de pessoas. Recorde-se que, neste âmbito, lançou recentemente diversas empreitadas nos municípios de Arganil, Leiria, Penacova e Vila Nova de Poiares que, como realça a empresa, visam “garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos” (6.º ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Este investimento, que ronda os dois milhões de euros, “vem reforçar o serviço de qualidade em saneamento e abastecimento de água que a Águas do Centro Litoral presta aos seus acionistas”, assegura a empresa.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM