14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia Nacional da Água: Águas de Coimbra dá a conhecer 130 anos de história

27 de Setembro 2019

A Águas de Coimbra vai comemorar o Dia Nacional da Água com a inauguração de uma grande exposição documental que dá a conhecer o percurso desta empresa municipal, que está a celebrar 130 anos de história.

Intitulada “Coimbra e a Água, dos primórdios até meados do séc. XIX”, a mostra vai ser inaugurada na terça feira (1 de outubro), Dia Nacional da Água, às 17h30, no Museu da Água de Coimbra, situado no Parque Dr. Manuel Braga. Trata-se, como explica a Águas de Coimbra, de uma exposição documental e fotográfica que utiliza meios digitais para apresentar os primórdios da água na cidade, tendo contado com a colaboração científica de Isabel Anjinho, Nelson Correia Borges, Paula França e Rodrigues Costa.

“No ano em que a Águas de Coimbra celebra 130 anos de história, considerou-se oportuno organizar mais uma exposição de índole histórica e documental sobre as soluções encontradas outrora pela população de Coimbra para se abastecer de água”, explica a empresa.

“O ritual diário de abastecimento de água tinha um papel essencial na vida social de outrora. As fontes, os chafarizes e o rio eram lugares de socialização, de encontro e de convívio, mas também de conflito. Ali, acorriam os transeuntes para a satisfação imediata da sede ou a população local para aprovisionamento das suas casas”, lê-se no texto de apresentação da mostra.

A Águas de Coimbra espera que “esta iniciativa estimule o público a visitar e a verificar o património associado à água que ainda existe em Coimbra, um pouco por toda a cidade”. A exposição é inaugurada terça feira e pode ser visitada até 15 de dezembro, de terça feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM