14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia Mundial do Professor: Docentes manifestam-se amanhã em Lisboa

4 de Outubro 2019

Milhares de professores, de todo o país, são esperados amanhã (5 de outubro) na grande manifestação que vai decorrer, a partir das 14h30, no Marquês de Pombal, em Lisboa. Esta ação de protesto assinala o Dia Mundial do Professor, que se comemora todos os anos no dia 5 de outubro, e traz para a rua as preocupações sentidas por estes profissionais, sensibilizando a comunidade para as suas lutas.

Com o lema “Valorizar e rejuvenescer a profissão”, esta manifestação vai juntar milhares de professores de todo o país nas ruas de Lisboa, num desfile pela valorização e rejuvenescimento da sua profissão. Unidos a uma só voz, como têm feito aliás nos últimos anos, querem reafirmar que merecem ser valorizados e que não desistem da afirmação da sua enorme responsabilidade social. “Esta grande celebração nacional deixará a mensagem de que os professores merecem respeito e reconhecimento pelo seu trabalho”, realça a Federação Nacional da Educação (FNE), associação sindical constituída por sindicatos de professores e outros sindicatos de profissionais de educação.

Com o desfile de amanhã, a FNE pretende “reafirmar a esperança e a confiança de fazer com que as nossas escolas sejam espaços de desenvolvimento profissional atrativos e aliciantes”. Sublinha, ainda, que no dia em que se celebra o Dia Mundial do Professor, quer “demonstrar na rua que não haverá sistema educativo de qualidade se não existir uma aposta clara no reconhecimento e na valorização dos seus profissionais”. Assume, por isso, nesta celebração “o compromisso e a disponibilidade para a ação”, mas pretende fazer também “um apelo para a intervenção e participação de todos – educadores, professores – nas iniciativas que se justificarem, para dar expressão ao que deve ser o reconhecimento do trabalho” que estes profissionais desenvolvem nas escolas do país.

A FNE apela, assim, aos professores e educadores para que, mais uma vez, participem em elevado número neste desfile de amanhã e para que, de uma forma expressiva, o transformem num “ato de celebração da sua profissão e de reafirmação das suas justas reivindicações”.

A concentração dos manifestantes dos sindicatos da FNE está marcada para as 14h00, no Marquês de Pombal. O desfile começa meia hora depois.

Recorde-se que o Dia Mundial do Professor foi criado em 1994 pela UNESCO, com o objetivo de chamar a atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população. Esta data homenageia todos aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia a dia a ensinar crianças, jovens e adultos. A mensagem do Dia Mundial do Professor está na dignidade e na importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM