13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia do Ambiente: Águas do Centro Litoral apresenta “viagem inadiável da água”

31 de Maio 2019

A Águas do Centro Litoral (AdCL) comemora o Dia Mundial do Ambiente, que se celebra na quarta feira (5 de junho), com um programa que aposta na sensibilização ambiental, mensagem que pretende fazer chegar aos vários municípios que serve, em especial ao público mais jovem, associando-se por isso também às comemorações do Dia Mundial da Criança, que se festeja amanhã.

A empresa vai apresentar, no Dia Mundial do Ambiente, às 17h30, no Museu POROS, em Condeixa-a-Nova, “A Viagem Inadiável da Água”, um livro da autoria de António Vilhena e com fotografias de José Vieira que, não sendo de viagens, permite viajar pelos 30 municípios que integram a AdCL, reencontrando nomes e paisagens que fazem parte do imaginário coletivo.

Esta obra vai ser apresentada pelo professor Belmiro Moita da Costa, numa sessão que contará ainda com a presença dos dois autores, do presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita, do presidente do Conselho de Administração da AdCL, Nelson Geada, e restante administração da empresa.

“Temos vindo a incentivar personalidades ligadas à escrita, música, teatro e imagem, a colaborarem connosco no desenvolvimento de uma cultura de afetividade relativamente à água”, explica Nelson Geada sobre esta obra.

O lançamento deste livro será apenas um de muitos momentos promovidos pela AdCL para assinalar esta efeméride. A empresa continua a fazer da sensibilização uma grande aposta e, nesse sentido, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança e do Ambiente, foi convidada a estar em oito municípios, onde vai dinamizar atividades de educação lúdico ambientais. Através destas iniciativas, a empresa pretende, como explica, “sensibilizar pequenos e graúdos para o valor da água” e para a “necessidade de adoção de comportamentos sustentáveis, no que se refere ao seu uso eficiente”.

Viagem virtual às “fábricas” da água

Entre as muitas atividades dinamizadas, o destaque vai para os “Exploradores da Água”, uma experiência em 3D de uma viagem virtual à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) ou à Estação de Tratamento de Água (ETA). A empresa convida os participantes a fazer “uma visita virtual a uma das fábricas da água, através de APP inovadora aplicada em óculos de realidade virtual proporcionando sensorialmente visitas virtuais digitais a estas infraestruturas da água”.

Esta ação decorre em Aveiro, no jardim do Parque Municipal Infante D. Pedro, de amanhã a quarta feira, integrando-se no evento “Eco Aventura 2019”. Além desta atividade, no stand da AdCL, e numa parceria com a ABAE, os visitantes podem visitar também a exposição “Os suspeitos do costume”, sobre o lixo marinho.

Esta viagem virtual, além de outras atividades, vai estar também amanhã no Município de Cantanhede.

As ações de sensibilização da AdCL estendem-se ainda aos concelhos de Águeda, Mealhada, Leiria, Ourém, Porto de Mós e Vila Nova de Poiares, com a realização de jogos pedagógico-ambientais, como o Jogo da Glória, onde será testado o conhecimento sobre o meio ambiente; o puzzle “gigante” alegórico ao Ciclo Urbano da Água; o jogo da memória referente às boas práticas ambientais alusivas ao consumo racional da água; e a experiência “Do Cano ao Mar, da Água vamos cuidar!”, que dá a conhecer os sons da natureza alusivos à preservação dos ecossistemas ribeirinhos.

A Mealhada vai receber ainda, na segunda feira, numa parceria com a Oficina da Segurança da Lousã, um espetáculo musical que alerta para os perigos rodoviários, elétricos e boas práticas ambientais.

A AdCL explica que, com estas iniciativas, “pretende desenvolver o programa de Educação Ambiental da empresa, que possibilita uma maior proximidade junto dos seus utilizadores, no sentido de promover e enraizar os conceitos de educação e sustentabilidade ambiental”. Quer também promover a campanha do Grupo Águas de Portugal, “Água com pingo de consciência”, uma ação que pretende “alertar toda a população que, inconscientemente, adota hábitos de consumo despreocupados e pouco sustentáveis para o planeta, assim como pretende informar o cidadão de que o consumo consciente e equilibrado de água poderá fazer toda a diferença na qualidade de vida”.

Para além de sensibilizar para a importância da sustentabilidade dos recursos naturais e para o valor da água, a AdCL pretende também dar a conhecer o seu papel enquanto dinamizadora do desenvolvimento sustentável na região onde atua. Recorde-se que a empresa serve os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Ansião, Arganil, Aveiro, Batalha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Góis, Ílhavo, Leiria, Lousã, Marinha Grande, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ourém, Ovar, Penacova, Penela, Porto de Mós, Santa Maria da Feira, Soure, Vagos e Vila Nova de Poiares.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM