A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) vai promover mais de 60 sessões de esclarecimento sobre a importância da prevenção da doença renal nas escolas portuguesas, espalhadas pelo país. Esta iniciativa integra-se na campanha “A vitória contra a doença renal começa na prevenção”, que surge com o intuito de dar mais visibilidade pública à doença renal.
“Esperamos com esta iniciativa contribuir para a promoção de programas de prevenção, que contribuam para reduzir a incidência da doença renal crónica”, sublinha Jaime Tavares, presidente da ANADIAL, destacando a importância de consciencializar a população para a importância da prevenção da doença, “mobilizando-a (em particular os mais jovens) nesse sentido”. Para tal, vão ser promovidas diversas ações de consciencialização, ministradas por médicos e enfermeiros, em escolas básicas e secundárias de norte a sul do país.
A campanha “A vitória contra a doença renal começa na prevenção” conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.
A doença renal crónica carateriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.
Para prevenir a doença renal crónica, a ANADIAL recomenda que se vigie o peso; que se opte por uma alimentação saudável, com redução do consumo de gorduras e de sal, bem como das porções; deixar de fumar (os fumadores têm uma probabilidade três vezes maior de apresentar uma função renal diminuída); fazer exercício físico; controlar a hipertensão e a diabetes; não beber álcool; não proceder a automedicação; e fazer rastreios regulares.
O vídeo oficial da campanha pode ser visualizado em https://www.youtube.com/watch?v=8XgSsFQgXjM.
A ANADIAL é uma associação de empregadores que tem como objetivos a defesa dos legítimos interesses e direitos dos centros de diálise privados; a promoção do respetivo progresso técnico e científico; e a criação de valor para o doente e para a sociedade. Atualmente os centros filiados da ANADIAL empregam cerca de cinco mil colaboradores em Portugal.