25 de Julho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cortejo dos Pequenitos: Centenas de crianças desfilam hoje pelas ruas da Baixa

26 de Abril 2019

Cerca de 380 crianças, dos três aos cinco anos, que frequentam o ensino pré-escolar, participam hoje (26 de abril) no Cortejo dos Pequenitos, um evento que vai encher a Baixa de Coimbra de cor e muita alegria. Vestidos a rigor, de capa e batina, vão percorrer as ruas, num desfile que promete atrair milhares de pessoas ao “coração” da cidade.

Zilda Monteiro

O Cortejo dos Pequenitos é já um evento de referência no vasto programa da Queima das Fitas. Todos os anos, as crianças do ensino pré-escolar são convidadas a participar neste evento e a descobrirem, desde cedo, o espírito académico que se vive Coimbra durante a maior festa estudantil da cidade.

Este ano, são cerca de 380 as crianças que integram o desfile, de 13 escolas distintas. De acordo com Serenela Luz, comissária da representação institucional da Queima das Fitas, o Cortejo envolve “mais de cinco centenas de participantes, entre crianças, educadores e auxiliares”, trazendo para as ruas milhares de pessoas, sobretudo pais e outros familiares que não querem perder este “momento único na vida das suas crianças”.

Tal como acontece no Cortejo dos Fitados, as crianças saem à rua devidamente trajados, de capa e batina, ostentando orgulhosamente insígnias, cartolas, bengalas e outros acessórios tradicionais neste desfile, com carros alegóricos e temas livres.

“Pretendemos passar o espírito académico e as tradições da Universidade de Coimbra, o seu simbolismo e tradição, aos mais novos, aproveitando também esta realização, que tanta gente atrai e que tão querido é na cidade, para nos aproximarmos mais de Coimbra e das pessoas”, explica Serenela Luz.

Esta responsável lembra que este é um evento “para as crianças, para que convivam e, acima de tudo, se divirtam” nesta tarde em que o “espírito académico” se espalha pela Baixa, que se enche de “familiares e amigos, num dia que se quer de festa para todos”.

O Cortejo começa às 14h30, na Praça 8 de Maio. Daí atravessa o “coração” da cidade, passa a ponte de Santa Clara e termina no Estádio Universitário, onde as crianças irão fazer uma breve apresentação em frente aos pais e familiares. Antes disso irão apresentar-se também em frente a um júri que, de acordo com Serenela Luz, integra representantes das entidades parceiras – o Forum Coimbra e o Portugal dos Pequenitos. É este júri que vai eleger as escolas mais originais, que serão contempladas com prémios, nomeadamente uma visita ao Portugal dos Pequenitos e uma exposição de alguns fatos e carros alegóricos no Forum Coimbra.

O Cortejo dos Pequenitos termina em ambiente de festa no Estádio Universitário, onde não vai faltar um lanche convívio e um momento musical, assegurado por uma das Tunas da Universidade.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM