14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Corrida percorre amanhã alguns dos mais belos parques de Coimbra

4 de Outubro 2019

Cerca de 300 atletas são esperados amanhã (5 de outubro) na “Corrida entre parques”, um evento pioneiro em Coimbra que vai percorrer alguns dos mais belos parques da cidade. Promovido pela União de Freguesias (UF) de Coimbra, em parceria com a Associação 4 Estações, este evento vai aliar desporto, património, cultura e música, num programa preparado para pessoas de todas as idades e que dá a conhecer alguns dos mais belos recantos da cidade.

A corrida começa às 10h00, junto aos Arcos do Jardim, onde também vai terminar. Com uma distância de sete quilómetros, vai passar pelo Jardim da Sereia, Penedo da Saudade, Jardim Botânico, Universidade de Coimbra e vai subir as emblemáticas Escadas Monumentais, um derradeiro desafio que conta com 125 degraus.

Com este evento, a UF pretende colmatar uma lacuna que existia no seu plano de atividades que, como realça o presidente, João Francisco Campos, “não tinha nada na área desportiva”. O repto lançado ao executivo pela Associação 4 Estações foi, por isso mesmo, prontamente aceite e o resultado está aí, nesta prova que, como sublinha o autarca, mais do que o desporto, “dá a conhecer zonas culturais e de lazer que são importantíssimas e que por vezes, até mesmo nós que somos de Coimbra, nos esquecemos de fruir delas como devíamos”.

O Parque Dr. Manuel Braga (que irá sofrer obras de melhoramento) foi o único que, neste centro urbano, ficou de fora, devendo ser integrado numa próxima edição. Francisco João Campos entende que “o percurso vai passar por alguns dos mais emblemáticos parques de Coimbra, recantos que guardam muitas histórias de amor” e que são “ex-libris” da cidade.

Para Guilherme Martins, da Associação 4 Estações, esta vai ser “uma corrida fantástica”, de dificuldade média e com um caráter inovador, já que vai incluir música ao vivo em alguns dos locais por onde passa. “Vamos ter pontos de música ao vivo no Penedo da Saudade, no Jardim da Sereia e na Universidade. Fazemos muitas corridas e é nossa preocupação termos sempre algo de inovador. Neste caso, há esta possibilidade fantástica de aliar a música e a cultura ao desporto”, realça.

Aberto a todas as idades, este percurso pode ser feito tanto a correr como a caminhar. Apesar de ser a primeira edição, a adesão tem sido boa. De acordo com Gulherme Martins, está confirmada “a presença de perto de 300 atletas”, sendo de destacar a inscrição de um grupo de cerca de 35 pessoas do Porto. De acordo com este responsável, este é “um evento para continuar” e acredita que a participação “pode facilmente duplicar” no futuro.

De referir ainda que a corrida tem lugares de pódio, cerca de 50 para todos os escalões e para atletas de ambos os sexos, assim como medalhas para todos os participantes, incluindo para os que optem pela caminhada.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM