19 de Junho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Convento São Francisco aberto ao público com programa cultural

25 de Agosto 2023

O Convento São Francisco (CSF), em Coimbra, vai estar aberto à cidade, entre os dias 1 e 2 de setembro, com um programa que contempla diversas propostas culturais.

Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto “CEM Portas – O Convento aberto à cidade”, que realiza a sua sexta edição este ano, tendo como mote “a música, o novo circo, o teatro de marionetas, as artes performativas e visuais, entre outras”, afirma a Câmara Municipal de Coimbra.

O evento arranca no dia 1 de setembro, às 19h00, com o cine-concerto “Lugar para dois”, no qual o escritor e cantautor Miguel Gizzas apresenta a história do romance musical, através de sete artes em simultâneo. 

Pelas 21h30 sobem ao palco do Grande Auditório do CSF Simão Costa e Yola Pinto, uma dupla que tem investigado a relação entre arte e ciência, “numa ação não raras vezes provocatória no que respeita ao binómio espaço performativo / espaço expositivo”, para apresentar “ENCODE”, que se vai repetir no dia seguinte, às 16h00.

A programação continua no dia 2, com sessões às 16h30, 17h15, 18h00 e 18h45, na Praça do Restaurante, com o teatro de marionetas pela mão de Sandra Neves, diretora artística do micro espetáculo “Ai de Mim, Ai do eu…!”, que é destinado aos mais novos. 

Às 21h30, na Praça das Bandeiras, Dudu Arnalot, “vinda diretamente da Catalunha, interpreta um palhaço com insónia que conduz o público por uma viagem verdadeiramente poética, onírica, repleta de situações inusitadas, divertidas e surrealistas”. Logo a seguir, no mesmo espaço, às 22h30, Joana Carmo Martins recorrendo ao circo, à dança e ao teatro de rua “como veículo singular de expressão plástica”, apresenta o espetáculo “CARMIM, Coração nas mãos”, uma proposta que retrata as histórias, brincadeiras, canções e danças que fazem parte do crescer.

No último dia (3 de setembro), às 16h00, na BRUÁA – Livraria do Convento, serão contadas histórias do editor Miguel Gouveia. Às 17h00, no Café-Concerto, a atuação do Ukulelê Social Club promete oferecer uma viagem musical “cheia de alegria, de camaradagem e de intercâmbio cultural”. Logo em seguida, às 18h00, na Praça das Bandeiras, é a vez de Pedro Mafama apresentar o novo disco “Estava no abismo, mas dei um passo em frente”. 

Pedro Mafama, autor de “Preço Certo”, “a música portuguesa mais ouvida no Spotify em Portugal”, vai encerrar, “em ambiente festivo”, a 6.ª edição deste certame.

A entrada em todas as atividades do programa “CEM Portas – O Convento aberto à cidade” é gratuita. Contudo, será necessário o levantamento de bilhetes (com lotação limitada mediante o espaço), que estarão disponíveis a partir das 15h00, do dia 29 de agosto, não sendo permitidas reservas. 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM