Coimbra vai transformar-se num verdadeiro cenário mágico, pois está de regresso o Festival Internacional de Magia, organizado pela Câmara Municipal e produção de Luís de Matos, com a sua 27ª edição.
Um verdadeiro encontro mágico que vai ter início já na próxima terça-feira (19) e se prolonga até domingo (24), totalizando seis dias de pura magia “do mundo” pelas ruas de Coimbra e que vão aliciar todos os que por ali passarem.
Segundo o mágico Luís de Matos, considerado um dos melhores do mundo, este “maior e mais antigo” festival de magia que se realiza em Portugal assume-se como um convite “para toda a família”. “É uma excelente oportunidade para que as famílias e os amigos interajam com a cidade e se surpreendam com o que os mágicos têm para mostrar”, garantiu.
Este ano, o festival conta com 15 artistas vindos de nove países (Espanha, Rússia, Portugal, Perú, Argentina, Inglaterra, Japão, Áustria e Cuba). Nomes como Amèli, Amino – San, James James, Lebart, Leandro Morgado, entre outros, vão dinamizar perto de uma centena de representações de magia de rua, em nove espaços da cidade: Praça 8 de Maio, Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges, Praça do Comércio, Parque Verde, Praça das Bandeiras e Parque Vale das Flores.
Além dos espetáculos de rua, “que levam a magia diretamente às pessoas”, vão decorrer duas Galas Internacionais de Magia, apresentadas por Luís de Matos, a 22 e 23 de setembro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Convento São Francisco (CSF). Os bilhetes estão à venda no CSF e na Bol.
Sendo um espetáculo para todas as gerações, a magia chega aos mais novos, com a realização de um curso de iniciação à Arte Mágica por Paulino Gil, também no CSF. As aulas, dirigidas às crianças dos seis aos 12 anos, são gratuitas e acontecem de terça-feira a sexta-feira às 18h30 e ao sábado às 10h00, com três níveis diferentes. Há ainda uma sessão para crianças com necessidades especiais que vai decorrer na próxima quarta-feira (20), pelas 10h30, na Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência Cavalo Azul.
Para participar nas aulas de magia, pode fazer a inscrição através do contato 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.
Este ano, o “Encontro Mágico” conta com menos espetáculos, mas garante trazer a mesma qualidade das edições anteriores.
“Há uma ligeira redução relativamente ao ano anterior, o que naturalmente não deixa de ter impacto no programa. Não na qualidade, mas na quantidade”, disse o presidente da Câmara de Coimbra José Manuel Silva, ao mencionar que, este ano, o investimento ronda os 75 mil euros.
O Festival Internacional de Magia de Coimbra teve a sua primeira edição em 1992. Após um interregno de cinco anos, em 1998 o evento renasceu, deixando de consistir numa única Gala Internacional de Magia para passar a estender-se por seis dias de intensa programação.
“Uma das coisas mais surpreendentes destes encontros é perceber como em cada ano se consegue ter em Coimbra o que melhor se faz da magia”, frisou Luís de Matos.