Coimbra será palco do 1.º Festival de Arquitetura FORMA , que decorrerá no Convento São Francisco de 9 a 17 de maio, e da 3.ª edição dos Prémios Nacionais de Arquitetura FORMA. A iniciativa é promovida pela plataforma IF – Ideas Forward, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e de diversas entidades institucionais e culturais.
A autarquia vai prestar um apoio financeiro e logístico no valor total de 58.416,70 euros à organização do evento, incluindo 47.500 euros de financiamento direto e 10.916,70 euros de apoio logístico, através da isenção de taxas de utilização dos espaços do Convento São Francisco.
O festival, organizado pela CMC em colaboração com o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ), contará com um programa diversificado, incluindo conferências, exposições, convocatórias, cinema, artes artísticas e música, além da cerimónia de entrega dos prémios. O evento pretende promover o debate sobre arquitetura e urbanismo do espaço construído, incentivando a inovação e a valorização do espaço construído e da paisagem.
Prémios Nacionais de Arquitetura FORMA
Desde maio do ano passado que Coimbra foi escolhida para acolher a 3.ª edição dos Prémios Nacionais de Arquitetura FORMA, que distinguem projetos inovadores de nova construção em Portugal. Estes prémios destacam a qualidade e singularidade das obras e incluem seis categorias, sendo uma delas dedicada a jovens arquitetos até aos 40 anos.
As duas primeiras edições decorreram em Lisboa e Porto, e neste ano Coimbra assumiu o papel de anfitriã, reforçando a sua importância no panorama arquitetónico nacional. Com este evento, Coimbra reforça a sua posição como cidade de referência na promoção da arquitetura e do urbanismo, colocando-se no centro do debate sobre inovação e qualidade na construção e no ordenamento do território.