25 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra partilha celebrações da Revolução dos Cravos online

24 de Abril 2020

A Câmara e a Assembleia Municipal (AM) de Coimbra vão celebrar, amanhã, os 46 anos da Revolução dos Cravos com a partilha de vários momentos gravados, que vão estar disponíveis nas redes sociais (Youtube, Facebook e Instagram) e no portal de notícias do Município (www.coimbra.pt).

O programa começa com a partilha do momento do hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, gravado em 2019, que contou com a participação da Banda Filarmónica União Taveirense. Posteriormente, será partilhado um vídeo institucional, que inclui intervenções dos presidentes da autarquia e da Assembleia Municipal, respetivamente Manuel Machado e Luís Marinho, bem como dos líderes dos partidos políticos representados na AM.

A Câmara de Coimbra preparou também dois momentos culturais para celebrar o 25 de Abril, lançando o desafio a duas bandas conimbricenses para interpretarem duas músicas de intervenção, que foram gravadas ao longo desta semana no Convento São Francisco. Assim, os Anaquim interpretam “Trova do vento que passa”, letra de Manuel Alegre, música de António Portugal e que ficou consagrada por uma primeira interpretação de Adriano Correia de Oliveira, seguindo-se muitas outras, incluindo de Amália Rodrigues. Já Os Quatro e Meia interpretam “Venham mais cinco”, letra e música de José Afonso.

Com esta iniciativa, a autarquia pretende que, “sobretudo os mais jovens, aproveitem o atual contexto da pandemia, que obriga a um maior confinamento, para ouvirem, lerem e conhecerem mais sobre os artistas, as mensagens e as músicas de intervenção contra a ditadura e que foram muito importantes na luta pela democracia”, continuando muitas delas “a ter uma grande simbologia e a serem consideradas como ícones da liberdade”.

O programa começa às 10h00, com a transmissão da cerimónia do hastear das bandeiras. Uma hora depois, começa a transmissão das intervenções políticas; às 13h00 é transmitida a “Trova do vento que passa”, interpretada pelos Anaquim; e às 19h00 “Venham mais cinco”, interpretada por Os Quatro e Meia.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM