21 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra honra a sua Santa Padroeira

28 de Junho 2019

As celebrações religiosas em honra da Rainha Santa Isabel vão decorrer de segunda a quarta feira, na Igreja da Rainha Santa. Apesar de este ano não se realizarem as habituais procissões, que mobilizam tantos milhares de fiéis, a cidade homenageia a sua Santa Padroeira com as tradicionais festividades de cariz religioso, promovidas pela Confraria da Rainha Santa Isabel.

Os devotos vão poder participar, então, na segunda, terça e quarta feira, às 21h30, na celebração do tríduo preparatório com a santa missa ou vésperas e pregação pelo padre João Castelhano.

No dia da cidade, 4 de julho, logo às 8h00, é celebrada a eucaristia, seguindo-se as confissões para quem desejar. Às 11h00 é celebrada missa solene em honra da Padroeira de Coimbra, que será presidida pelo Bispo de Coimbra, Virgílio Antunes. Às 16h30 é novamente celebrada missa solene, sendo esta integrada, como dá conta a Mesa Administrativa da Confraria, nas cerimónias anuais da Real Ordem de Santa Isabel, com a participação da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e a presença dos Duques de Bragança, D. Duarte e D. Isabel.

As celebrações continuam às 18h00, com as II.ªs Vésperas.

As festividades religiosas são abertas a todos os fiéis e enaltecem os exemplos de fé, caridade e espiritualidade que a Rainha Santa Isabel a todos deixou.

Recorde-se que Isabel de Aragão, nascida em Saragoça (Espanha) a 4 de janeiro de 1271, foi uma das primeiras mulheres a destacar-se na história portuguesa, sendo recordada pela sua personalidade multifacetada e pela sua devoção, bondade e piedade para com os mais pobres. A rainha consorte de D. Dinis ficou para a história com a fama de Santa, tendo sido beatificada pelo Papa Leão X em 1516 e, posteriormente, em 1742, canonizada pelo Papa Bento XIV. Ficou popularmente conhecida como Rainha Santa Isabel ou, simplesmente, Rainha Santa. É a Padroeira de Coimbra, cidade que celebra o seu Feriado Municipal no dia do seu falecimento, a 4 de julho de 1336.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM