À hora do fecho desta edição de “O Despertar”, ainda a principal procissão da Rainha Santa não tinha saído da Igreja do Convento de Santa Clara, razão pela qual a não pudemos acompanhar e partilhar com os leitores.
O tempo ao longo do dia dava sinais de uma ligeira instabilidade que não impediu que das freguesias das imediações da cidade muitas pessoas se tivessem dirigido ao Largo da Portagem e ali aguardassem a chegada do andor, momento alto das festas religiosas, quer por se tratar de um andor gigante (uma tonelada) e muito bem preparado, quer também por ser a altura de ouvir o sermão, sempre aguardado pelos crentes com expectativa. O tradicional fogo de artifício terá sido outro motivo de atração do agrado das pessoas.
A imagem regressará a Santa Clara no domingo, com a procissão de regresso.
A procissão que decorreu ontem é mais conhecida por procissão de penitência, pelo facto de as pessoas cumprirem promessas e orarem pelas suas falhas e pecados.
Hoje (12), amanhã (13) e domingo as cerimónias religiosas continuam a decorrer, com as Santas Missas, na Igreja de Santa Cruz, três vezes por dia. Além disso, os devotos e interessados poderão visitar e saudar a imagem da Rainha, uma vez que está em exposição na mesma igreja até domingo (14), das 8h00 às 20h00.
No domingo realizar-se-á a procissão solene ou de “regresso”, que percorre com o andor o caminho desde a Igreja de Santa Cruz até ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, devolvendo a imagem da Rainha ao altar onde se costuma encontrar nos restantes dias do ano. O cortejo deverá terminar pelas 20h30, com uma breve alocução e bênção com o Santo Lenho, pelo Bispo de Coimbra.
As procissões voltarão a sair à rua em 2025, excecionalmente, devido à comemoração dos 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel. Normalmente, os cortejos só se realizam em anos pares, de dois em dois anos.
Festas da Cidade animam a cidade até domingo
O programa das Festas da Cidade está prestes a terminar mas, ainda assim, hoje, às 21h30, os D.A.M.A subirão ao palco do Parque Verde. Também o grupo Os Quatro e Meia vai atuar no mesmo palco, amanhã à noite.