Coimbra prepara-se para lançar a primeira edição de um evento que promete valorizar a gastronomia da região.
O Coimbra Região Gastronómica vai decorrer entre 23 e 25 de novembro no Convento São Francisco e vai contar com a presença de mais de 50 chefs e escanções, 40 produtores e 100 empresas do território para consolidar a sua identidade.
Haverá ao longo dos três dias palestras, workshops e masterclasses, além de provas, degustações e visitas guiadas, atividades que enriquecem a experiência gastronómica e cultural associada a Coimbra.
Além de diversas atividades propostas, haverá uma praça da restauração em que deverão participar 21 restaurantes da região e uma mostra com cerca de 40 produtores do território, que estarão a vender os seus produtos.
Durante o evento, haverá um jantar de gala, na Sala Afonso Henriques, com capacidade para cerca de 200 pessoas e um preço que rondará os 100 euros, que terá uma carta desenhada com “produtos exclusivamente da região” e preparada por profissionais também do território.
Com estreia absoluta, a organização, da orientação de Paulo Queirós, do restaurante de Coimbra Cordel Maneirista, em conjunto com mais duas empresas da região (Green Travel e Navega Vale), espera atrair cerca de cinco mil pessoas ao longo do evento.
O Coimbra Região Gastronómica é dirigido ao público em geral, bem como profissionais e estudantes do setor da gastronomia e turismo.
“Este é um evento que tem tudo para dar certo. Queremos que Coimbra se torne num destino gastronómico, que seja possível aumentar a permanência dos turistas na cidade e também fixar os talentos aqui formados”, afirmou o chef Paulo Queirós.