A Câmara Municipal de Coimbra assegura o fornecimento das refeições escolares a todas as crianças que delas necessitem, em regime de “take away”. Este apoio abrange todo o concelho, com pontos de recolha a funcionarem em todas as freguesias, entre as 11h30 e as 14h15.
Esta é uma das ações que consta do despacho emitido na sexta feira pelo presidente da Câmara, Manuel Machado, que determina as novas medidas no âmbito da renovação do estado de emergência.
O documento prevê também que os cemitérios continuam abertos ao público, mediante o controlo de acessos e com regras de distanciamento físico e uso obrigatório de máscara. De acordo com o despacho, a realização de funerais está condicionada a um limite máximo de 10 pessoas, “não podendo nunca ser impedida a presença, no funeral, de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes parentes ou afins”.
O despacho prevê ainda a manutenção de acesso aos locais de atendimento geral ao público da autarquia e dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), através de marcação prévia. Quanto a equipamentos culturais e desportivos continuam encerrados, assim como fechou também a Loja do Cidadão.
Os horários das carreiras dos SMTUC sofreram ajustes, de acordo com as medidas de combate à pandemia, sendo reforçada a limpeza e desinfeção das viaturas. A autarquia sensibiliza os utilizadores para a aquisição atempada dos títulos de transporte evitando a sua compra a bordo.
De acordo com a Câmara, a Polícia Municipal de Coimbra vai também apoiar na fiscalização do cumprimento das medidas relativas ao estado de emergência, em articulação com as demais forças de segurança.
Recorde-se que as atividades de comércio a retalho e de prestação de serviços em estabelecimentos cujo funcionamento é permitido encerram às 20h00 durante os dias de semana e às 13h00 aos sábados, domingos e feriados, podendo as atividades de comércio a retalho alimentar encerrar às 17h00 nesses mesmos dias.
A autarquia explica, ainda, que este despacho será reavaliado “em função da evolução epidemiológica e/ou publicação de nova legislação no âmbito do combate à pandemia da covid-19”.