29 de Janeiro de 2023 | Coimbra
PUBLICIDADE

Circuito das Beiras volta à estrada após 120 anos

20 de Janeiro 2023

O Circuito das Beiras, que se realizou em 1903, vai ser reeditado em setembro, ligando Coimbra, Castelo Branco e Guarda, com mais de 400 quilómetros de prova que se quer que seja feita com carros até 1968.

As inscrições para a prova, que vai decorrer entre 14 e 17 de setembro, já se encontram abertas, estando previsto um máximo de cerca de 40 equipas, anunciou Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, entidade organizadora do evento, em parceria com os Municípios de Coimbra, Castelo Branco e Guarda.

O responsável explicou que a organização pretende ter 20 carros fabricados até 1942 e os restantes até 1968, sendo os anos definidos pelas classes estipuladas pela Federação Internacional do Veículo Antigo.

“Será uma prova de características únicas”, realçou Luís Celínio, indicando que o percurso, tal como há 120 anos, começa e acaba em Coimbra, passando por Castelo Branco e Guarda.

Além dos Municípios, o Circuito das Beiras terá também outros parceiros, como o Museu do Caramulo, que garante a primeira inscrição na prova com um Darracq idêntico àquele que venceu a competição em 1903, conduzido na altura por Tavares de Melo, um nome importante na dinamização do automobilismo naquela época no país.

Ainda associados ao evento estarão o Museo de Historia de la Automoción de Salamanca, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e o Automóvel Clube de Coimbra, contando com o piloto Filipe Albuquerque como embaixador da iniciativa.

A prova, dividida em três etapas, terá cerca de 440 quilómetros, atravessando os locais em que há indicação de o circuito ter passado há 120 anos.

De acordo com Luís Celínio, a ideia é “continuar a realizar esta prova nos próximos anos, já que tem todas as características para isso, bem como promover estas cidades e este território”.

“Para nós, é extremamente importante reviver o passado, mas projetando a cidade para o presente e para o futuro. Será também uma oportunidade muito especial para as pessoas verem carros antigos”, realçou o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM