A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra apresentou, na segunda-feira (21), as Redes Culturais e Transição Digital nas Bibliotecas Públicas do Território no âmbito do PRR, e anunciou um investimento de mais de 240 mil euros para as bibliotecas da região.
Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, local onde decorreu a sessão, destacou o “importante passo que a Região de Coimbra está a dar com este projeto, que já está a ser implementado em Condeixa”, relembrando que “sem cultura e sem preservação do conhecimento não há desenvolvimento”.
Por sua vez, o subdiretor geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Bruno Eiras, reconheceu que “só as bibliotecas públicas têm esta capacidade de fazer chegar estes equipamentos a todas as pessoas” e que “o investimento em bibliotecas públicas nunca é um gasto, e sim um bom investimento”.
Na sua intervenção, Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra, destacou a importância deste investimento de 242.804,80 euros, financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que correspondente à aquisição de 160 computadores, catálogos integrados e sistemas de informação.
“Estes novos equipamentos e serviços vão proporcionar melhores condições às bibliotecas tornando-as num espaço ainda mais moderno e eficiente, capaz de acompanhar as exigências tecnológicas atuais”, afirmou, sublinhando que, “a partir de agora, quebram-se barreiras geográficas e temporais entre bibliotecas, permitindo que qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar, tenha acesso a um vasto universo de informações. Isso democratiza o conhecimento, tornando-o acessível a todos, independentemente de sua localização ou condições socioeconómicas”.
“Estamos gratos por conseguirmos implementar um projeto desta importância no nosso território”, disse o secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, realçando que a CIM já se encontra a preparar projetos futuros para esta área, nomeadamente a criação de makerspaces ou espaços de experimentação (robótica, oficinas, etc) nas bibliotecas municipais no âmbito do programa de educação Realiza.te.
O protocolo entre a CIM Região de Coimbra e a DGLAB, que vai permitir ter acesso a uma plataforma de empréstimo de livros eletrónicos para promover o investimento em suportes de leitura alternativos, como ebooks e audiobooks, de forma a tornar possível aos leitores desenvolverem práticas de acesso e de leitura digital em língua portuguesa, foi também assinado durante a apresentação.