O Serviço de Cardiologia Pediátrica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), através de um protocolo celebrado com as escolas secundárias de Coimbra, iniciou este ano um ciclo de formação na área de Suporte Básico de Vida Pediátrico.
“A criança tem características anatómicas e fisiológicas particulares pelo que é necessário adaptar os procedimentos de suporte básico de vida a essas mesmas características”, explica o CHUC em nota divulgada. Esta iniciativa do Serviço de Cardiologia Pediátrica surge com o objetivo de dar formação, nesta área, aos funcionários das escolas, profissionais que estão em constante contacto com crianças.
O conceito de Suporte Básico de Vida Pediátrico prevê um conjunto de procedimentos associados com o objetivo de fornecer oxigénio ao cérebro e coração, sem recurso a equipamentos diferenciados, até que o suporte avançado de vida possa ser instituído. Participam nestas ações de formação o diretor do Serviço de Cardiologia Pediátrica, António Pires, e Patrícia Vaz Silva, formadores de longa data do Grupo de Reanimação Pediátrica.
De acordo com o CHUC, foram efetuadas duas ações de formação que decorreram na escola secundária Infanta D. Maria e na escola secundária Avelar Brotero.