15 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

CHUC incentiva utentes a conversarem com os profissionais

31 de Maio 2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) promove, a 6 e 7 de junho, a iniciativa “O que é importante para si?” («What matters to you?»), movimento internacional que visa incentivar os profissionais a convidarem os utentes e familiares a conversarem sobre temas que vão para além dos aspetos estritamente assistenciais.

O CHUC explica que, com a realização desta iniciativa, “pretende encorajar os utentes e seus familiares (e cuidadores) a partilharem com os profissionais de saúde o que consideram, do seu ponto de vista, mais relevante, indo ao encontro às expectativas do utente e da sua família”. Nestes dois dias, os utentes podem abordar matérias tão diversas como as relacionadas com a organização do hospital ou de determinado serviço, com a acessibilidade ao hospital, com a humanização dos serviços, entre outras.

“O que é importante para si?” é o ponto de partida para que esta e outras perguntas semelhantes passem a ser feitas regularmente em contexto de atendimento em consulta, no internamento, durante os exames de diagnóstico, promovendo relações de empatia e confiança, contribuindo para o alinhamento entre as suas preferências e os cuidados que recebe, tornando-se, assim, numa cultura do CHUC, realça o hospital em nota divulgada.

Neste sentido, a Unidade de Gestão do Percurso de Doente (UGPD) e o “Projeto H2-Humanizar o Hospital” vão promover um conjunto de ações que irão decorrer durante a manhã do dia 6 de junho, entre as 10h00 e as 12h00, em locais estratégicos de todos os polos do Centro Hospitalar (HUC, HG, HP, MDM, MBB, HSC), onde profissionais do CHUC vão conversar com utentes e acompanhantes e registar as suas opiniões.

No dia 7 vai realizar-se, pelas 09h30, a primeira Assembleia de Colaboradores do “Projeto H2 – Humanizar o Hospital”. O programa continua com a sessão de abertura, às 11h00, no auditório principal do pólo HUC; com a conferência “Humanizar, porquê?”, às 11h30, que será proferida pelo professor Walter Osswald; e com a apresentação, às 12h30, pela Unidade de Gestão do Percurso do Doente e pelo “Projeto H2 – Humanizar o Hospital”, dos dados coligidos no dia anterior da atividade “O que é importante para si”.

“What matters to you?” é uma campanha internacional que se assinala a 6 de junho, que teve origem na Noruega em 2014, tendo abrangido, só no ano de 2017, cerca de 600 organizações a nível mundial.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM