Começa hoje (4) o “Alvaiázere Capital do Chícharo”, no Parque Multiusos de Alvaiázere. Esta, que será a 20.ª edição do evento, decorre até domingo (6), com o objetivo de promover o chícharo, uma das “grandes marcas locais”.
No certame marcarão presença oito associações concelhias, divididas entre tasquinhas e espaços gastronómicos dedicados a pratos nos quais o chícharo é o ingrediente principal. Além disso, serão 20 os restaurantes locais associados ao festival.
Além da promoção do chícharo, o evento tem como objetivo a valorização dos produtos da região de Sicó, bem como a venda de artesanato e velharias. Este ano, serão 90 os expositores presentes no espaço.
O Alvaiázere Capital do Chícharo contará com diversas exposições, espetáculos, concertos, passeios de “buggy”, bicicletas antigas e clássicos, assim como com “showcookings”, “trails” e caminhadas, concursos de montras e animação de rua.
No que à animação musical diz respeito, subirão hoje (4) ao palco os artistas Bárbara Bandeira e Wilson Honrado. Amanhã (5), será a vez do grupo Karetus divertir o público. No domingo (6), a banda GNR vai encerrar os espectáculos.
“O festival Alvaiázere Capital do Chícharo tem este ano um cartaz que julgamos muito bem conseguido, para atrair gente e dar a ouvir músicas e sonoridades para todas as idades, para todos os gostos, com muita qualidade”, realça o presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro.
“Desde 2003, o chícharo tem sido celebrado como símbolo da identidade gastronómica local, e este festival consolida-se como uma plataforma de valorização e promoção das tradições alvaiazerenses”. “Achamos que este ano isso não vai fugir à regra”, reiterou.