27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

SANSÃO COELHO

Cernache do(s) Moinho(s)

26 de Outubro 2018

A freguesia a sul do concelho, CERNACHE, tem o seu MUSEU MOINHO DAS LAPAS a assinalar dez anos. Junto-me à efeméride saudando o Dr. MARCO CRUZ que tem a bondade de ser meu amigo (personalidade que admiro pelo seu labor e dedicação à freguesia) e é um dinamizador cultural. Além de responsável pelo Museu e por diversas iniciativas, MARCO CRUZ é autor do livro recentemente editado com o título “MUSEU MOINHO DAS LAPAS, 10 ANOS DE HISTÓRIA, 10 ANOS DE MEMÓRIAS (2008-2018). A história da freguesia e a atividade tradicional dos moleiros está neste museu que funciona como espaço aberto e que a Coimbra de outras freguesias deve visitar.

A …TREVIM…ENTO

No sábado estive na Gala dos 50 anos do jornal TREVIM que se afoita a fazer a aquisição da SEDE para a sua cooperativa editorial. Foi interessante observar como os lousanenses se dedicaram a fundar e a manter esta publicação. Notou-se, entre os fundadores, um espírito de entreajuda e amizade, espírito que a geração mais nova interioriza, acarinha e prossegue. PEDRO MALTA o proprietário do título até à constituição da Cooperativa Trevim foi abraçado e homenageado pelos restantes fundadores vivos: FORTUNATO ALMEIDA, JOÃO SILVA, JOSÉ REDONDO, JOSÉ LUÍS DUARTE e RUI FERNANDES. A atual direção premiou os fundadores com o saudoso NEVES RIBEIRO a ser representado por Aldina Martins. PEDRO MALTA recebeu um quadro alusivo ao jornal de uma notável artista plástica (MARIA MELO) de quem muito iremos ouvir falar… e ver. Na sala estava patente uma exposição de pintura do prestigiado COSTA BRITES. Musicalmente a sessão foi linda com os acordes talentosos de ANTÓNIO JOSÉ MOREIRA na guitarra e de PEDRO LOPES na viola com a voz fresca de BEATRIZ VILAR. Não escrevo mais porque a narrativa desta Gala deve vir “em exclusivo” na próxima edição deste quinzenário da LOUSÃ ao qual este centenário jornal O DESPERTAR saúda afetuosamente “exigindo” que… “CHEGUEM À NOSSA IDADE…PELO MENOS” com rugby, Licor Beirão e MALTA (como o Pedro) amiga e esforçada em prol de um meio de comunicação social local.

CARRI(S)LAR EM MIRANDA

Em Miranda do Corvo está patente na Biblioteca Miguel Torga uma exposição de cartunes de CARLOS SÊCO e ZÉ OLIVEIRA autores do livro CARTUNES PELO RAMAL. Estes cartunes expostos servem de ignição a um debate sobre a defesa do REGRESSO DO COMBOIO À LINHA/RAMAL DA LOUSÃ neste sábado (15h30 Auditório da Câmara) com a presença do professor universitário MANUEL TÃO especialista português em ferrovia.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM