31 de Outubro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cernache: Associativismo forte mantém tradições vivas

14 de Fevereiro 2020

Cernache continua com um associativismo forte. Há cerca de dezena e meia de coletividades e todos os lugares da Freguesia têm pelo menos uma, sendo elas que, no seu conjunto, mantêm vivas as tradições e identidade do povo.

De acordo com o presidente, António Lopes, esta é a única Freguesia do país com três grupos de folclore federados, que mantêm grande atividade ao longo do ano. Dois deles têm já os seus tradicionais festivais marcados para o recinto da junta, onde vão utilizar o novo palco, trazendo assim a música, o folclore e a etnografia para aquela área central, um recinto amplo onde todos se podem divertir e conviver.

“Apesar das dificuldades, continuamos a ter um associativismo muito dinâmico e as pessoas continuam a aderir”, realça o presidente. António Lopes lamenta que nem sempre a Junta possa apoiar como gostaria mas explica que, em conjunto com as Direções dos grupos, tem procurado encontrar soluções que ajudem a fazer face às suas necessidades. Como exemplo, refere o caso da Associação Desportiva e Recreativa “Os Dragões Unidos” de Vila Nova, que “é muito dinâmica e precisa de resolver um problema no telhado”. Como a Junta não tem capacidade financeira para realizar a obra, desafiou a associação a fazer um peditório pela população, que tem sido cooperante. “Mesmo fora da localidade, as pessoas são sensíveis e unidas”, sublinha António Lopes, certo de que a Expo-Cernache, que começou inicialmente como Feira de Gastronomia, muito contribuiu para a “maior aproximação e união da Freguesia”.

“Criámos a feira precisamente com esse objetivo de unir as pessoas. E correu muito bem, a primeira foi um sucesso tremendo, nunca antes tínhamos visto tanta gente reunida no largo da Junta e hoje temos um evento completamente consolidado, que cresceu imenso, que se abriu a outras valências e que continua a promover as nossas coletividades, os nossos artesãos e a nossa gastronomia, ao mesmo tempo que promove o encontro e o convívio entre as pessoas”, explica.

A par com as várias associações, Cernache conta ainda com os seus ranchos folclóricos, as concertinas de Casconha e uma Escola de Música que, juntamente com as restantes associações, asseguram muitas atividades ao longo do ano, mantendo um cartaz cultural muito atrativo.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM