16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Centro Social dos Olivais: Uma porta amiga para todos os que precisam de ajuda

14 de Fevereiro 2020

Mais do que um simples espaço social, o Centro Social Partilha e Saber Dr. Fausto Correia assume-se como uma porta amiga para todos aqueles que precisam de ajuda. Situado no Largo Padre Estrela Ferraz, em pleno “coração” de Santo António dos Olivais, este é um equipamento social da Junta de Freguesia que, como explica o presidente Francisco Andrade, tem vindo a afirmar-se como uma importante resposta social, apostando em valências que vão ao encontro das necessidades da população, servindo todas as faixa etárias.

Inaugurado em setembro de 2015, tem vindo paulatinamente a reforçar as suas respostas, atuando na área social mas afirmando-se também como espaço de encontro e partilha de saberes. Por um lado, serve de espaço de convívio para todas as senhoras que ali se reúnem diariamente para participar nos ateliês, ajudando a combater a solidão e promovendo, como defende o presidente, o envelhecimento ativo, saudável e feliz. Por outro, assegura também importantes respostas a nível social, ao disponibilizar vestuário, calçado, roupa de banho e cama, acessórios, utensílios de cozinha, entre outros bens.

De acordo com Teresa Martins, responsável pelo Centro, a maioria dos bens são doados pela comunidade, que tem sido muito solidária, oferecendo aquilo de que já não precisa. Outros são pedidos às diversas instituições que integram a rede social quando necessários. Esses bens são depois distribuídos pelas pessoas que deles precisam, não só pelas famílias sinalizadas pelo Gabinete de Ação Social da Junta mas também por algumas instituições sociais que atuam na Freguesia e pela própria Igreja, que encaminham quem pede ajuda para este Centro.

“Chegam-nos aqui pessoas que não têm nada para além da roupa que trazem vestida”, explica. Teresa Martins realça que é habitual “alguém bater à porta porque precisa de um casaco quente, de calçado ou de um cobertor”. Os pedidos de agasalhos quentes são muito frequentes nestes meses frios de inverno e a equipa procura encontrar sempre uma solução para quem pede ajuda. “A nossa porta está sempre aberta a quem precisa. Já apoiámos muitas pessoas. Damos roupa habitualmente às terças e quintas feiras mas, pontualmente, chegam-nos pedidos de ajuda noutros dias e procuramos ajudar na mesma”, realça.

Em janeiro houve muitos pedidos de roupa de cama, face ao frio que se fez sentir. Quando já não há no Centro, o Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia contacta as instituições, num trabalho em rede que tem como missão maior ajudar quem precisa.

Neste momento, os bens mais necessários são roupa de banho e cama, como toalhas variadas, cobertores, lençóis e edredons. De acordo com o Gabinete, há também carência de roupa de homem, tanto de inverno como de verão.

Para além desta ajuda no Centro, o Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais apoia também as famílias com eletrodomésticos e mobiliário. Mediante empréstimo, disponibiliza também cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas e outros equipamentos.

Fica, portanto, um apelo a todos os que puderem ajudar, entregando os bens de que já não precisam e que se encontram em condições de poderem ser utilizados por outras pessoas que deles necessitem.

O Centro Social Partilha e Saber Dr. Fausto Correia está aberto às segundas, terças e quintas feiras das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h30 e às quartas e sextas das 14h00 às 19h00. De acordo com o Gabinete de Ação Social, apoia cerca de 25 pessoas por mês com vestuário e roupa para o lar.

Neste momento, o Centro precisa, acima de tudo, de roupa de homem, cama e banho


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM