A Câmara Municipal de Penacova abriu o concurso público para a remodelação da Casa do Monte em Lorvão com vista à criação do Centro Interpretativo do Palito.
A autarquia pretende transformar esta casa “num local de referência da rede patrimonial e cultural do concelho de Penacova”. O Procedimento de Contratação para a Formação do Contrato da Empreitada tem como valor base 243.738,11 euros e um prazo de execução de 300 dias, tendo igualmente, neste âmbito, sido já aprovada pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) a candidatura desta empreitada ao Programa PDR 2020, que financiará 85 por cento do valor total elegível.
Recorde-se que o edifício foi mandado edificar no século XVII, pela abadessa D. Bernarda Teles, para acolher condignamente os membros da nobreza que visitavam Lorvão. O presidente da autarquia, Humberto Oliveira, explica que, com esta intervenção, o edifício ficará preparado para acolher eventos culturais diversos e será simultaneamente um espaço de convergência da identidade cultural local, já que ali será instalado o Centro Interpretativo do Palito, abrindo portas para que os “conhecimentos tradicionais, de caráter etnobotânico e artesanal, utilizados no processo de produção de palitos” (Lorvão, Figueira de Lorvão, Penacova) inscritos, em 2016, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, que se pretendem preservar, possam ser divulgados e acessíveis a todos”.