24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Centro do país em nova emissão filatélica dos CTT

3 de Maio 2019

Os CTT apresentaram, na segunda feira, uma emissão filatélica de cinco selos autoadesivos das emissões do Continente, alusivas ao Centro do país e à Grande Lisboa, lançadas entre 2014 e 2016. Nesta emissão, os CTT dão destaque à Sé Catedral de Setúbal, ao Palácio Nacional de Queluz, ao Santuário de Fátima, à calçada portuguesa e à cidade de Lisboa.

Os CTT lembram que em torno da Sé Catedral de Setúbal (Santa Maria da Graça), reconstruída no século XVI, desenvolveu-se o mais importante bairro medieval da cidade, bem como o seu centro religioso e político-administrativo. Já o Palácio Nacional de Queluz e os seus magníficos jardins são um exemplo da excecional ligação harmoniosa entre paisagem e arquitetura palaciana em Portugal. O Santuário de Fátima localiza-se no lugar da Cova da Iria, em Fátima, sendo um local de peregrinação cristã e devoção católica que atrai todos os anos milhares de fiéis. A calçada portuguesa nasceu, em Lisboa, a meio do século XIX. O primeiro grande espaço pavimentado foi a Praça D. Pedro IV (Rossio). O desenho desta calçada lembrava as ondas do mar por isso ficou designado de Mar Largo. A calçada portuguesa pode apresentar elementos geométricos, figurativos ou específicos, de acordo com os locais e os gostos do momento em que foi colocada.

Por fim, Lisboa, a cidade das sete colinas, com as extraordinárias paisagens. O parque Eduardo VII, no selo desta emissão, sobe uma das colinas oferecendo uma das mais belas vistas da cidade. De cima para baixo pode admirar-se a dimensão de um jardim verde assim como toda a vastidão do Marquês do Pombal e da Avenida da Liberdade, sem perder de vista o rio Tejo.

De acordo com os CTT, esta emissão filatélica é composta por 30 selos autoadesivos, das emissões do Continente, para envio extra Europa, até 20 gramas. Cada selo tem uma tiragem de 30 mil exemplares.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM