17 de Novembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Centenas de atletas esperados no trail de Penacova em novembro

18 de Outubro 2019

Centenas de atletas são esperados, no dia 10 de novembro, no Penacova Trail do Centro, prova que vai trazer ao concelho participantes de diversas nacionalidades, como França, Holanda, Inglaterra, EUA, Brasil, Espanha, Luxemburgo, para além de Portugal.

Promovida conjuntamente pelo Município de Penacova e pelo Centro Trail Carlos Sá, esta prova insere-se na programação da Feira do Mel e do Campo e conta com quatro níveis de dificuldade – corridas de 42, 27 e 17 quilómetros e, ainda, uma caminhada solidária com 10 quilómetros.

Para além de promover a prática desportiva e o desporto de natureza, este evento aposta na promoção do território de Penacova, concelho que conta com trilhos e paisagens muito atrativos para os amantes do trail. As inscrições estão ainda a decorrer e, de acordo com Carlos Sá, esta prova “é certificada pela Associação de Trail Running Portugal e pela ITRA, organismo internacional, bem como pelo UTMB – Ultra Trail Mont Blanc”.

De referir que, antes desta grande prova, realizaram-se já quatro provas preparatórias, designadas “Rotas Conhecer Penacova”, que envolveram um total de cerca de 1.200 participantes e que tiveram como objetivo dar a conhecer quatro rotas do território do concelho. Estas quatro provas começaram em março, com a Rota da Lampreia. Seguiu-se em junho a Rota dos Moinhos e em setembro a Rota das Praias. A última, designada Rota dos Ribeiros, decorreu no domingo e contou com a presença de 200 atletas, num percurso que passou pelo Mosteiro de Lorvão, Ribeira de Valbom e Ribeira dos Arcos, com cerca de 20 quilómetros de corrida ou, em alternativa, 15 quilómetros de caminhada.

Para Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, “estes eventos proporcionam uma divulgação do território, dado que as pessoas vão passando pelos diversos locais, ao mesmo tempo que fomentam o nosso posicionamento enquanto concelho voltado para o desporto na natureza e promotor de uma vida saudável”.

O autarca não esconde a ambição de dinamizar, não só em Penacova como na região, o trail, criando aí “um espaço de eleição” para esta modalidade. “Fruto do trabalho de anos, Penacova está na linha da frente, tem um conjunto de trilhos marcados, e isso proporciona que os atletas possam autonomamente treinar no nosso território”, sublinha Humberto Oliveira.

Carlos Sá destaca, por sua vez, o facto de existirem cada vez mais habitantes do concelho a praticar trail, sendo a criação do Centro de Trail de Penacova uma “grande mais-valia” para o território. Realça também o facto de o próprio presidente, Humberto Oliveira, ser um adepto da modalidade, testemunhando a grande atração que o trail tem no concelho e na região.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM