2 de Dezembro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cemitério da Conchada com horário alargado nos finados

23 de Outubro 2020

O Cemitério Municipal da Conchada vai funcionar em horário alargado durante o período dos finados, de 29 de outubro a 2 de novembro. A autarquia de Coimbra publicou um Edital onde dá conta das “medidas extraordinárias” adotadas, “prevendo a grande afluência de visitantes aos cemitérios no dia 1 de novembro – e dias imediatamente anteriores e posterior”.

No documento, o presidente da Câmara, Manuel Machado, explica que as medidas adotadas visam “a proteção das pessoas, a prevenção e o controlo de riscos de saúde pública no atual contexto da pandemia”, tendo em conta as regras decorrentes do Estado de Calamidade, decretado para fazer face à pandemia de Covid-19, do Plano de Contingência Municipal, do regulamento do cemitério e das orientação da Direção Geral de Saúde (DGS).

Assim, de 29 de outubro a 2 de novembro, o cemitério da Conchada vai estar aberto das 8h00 às 18h00, sendo cumpridas todas as orientações da DGS, nomeadamente obrigatoriedade de uso de máscara e/ou viseira de proteção no cemitério e na zona envolvente de acessos; restrição de presença de grupos de, no máximo, cinco pessoas; respeito pela sinalética de circulação estabelecida, desde logo nos circuitos de entradas e saídas, onde devem ser desinfetadas as mãos; respeito pelas regras de proteção individual e de distanciamento físico mínimo de dois metros; e proibição de partilhar utensílios e ferramentas (regador, baldes, tesouras, vassouras, entre outros). Serão higienizados os espaços de circulação e instalados dispensadores de líquido desinfetante para mãos, devendo os serviços municipais desinfetar ainda as superfícies dos equipamentos de utilização comum, designadamente sanitários, bancos, torneiras e corrimãos. A autarquia apela, ainda, às pessoas para que não permaneçam no interior do cemitério mais de 30 minutos, de forma a permitir a visita de todos.

Em situação de funeral apenas é admitido um grupo máximo de 10 acompanhantes, incluindo os familiares, devendo ser respeitada a regra de distanciamento físico mínimo de dois metros, bem como o uso obrigatório de máscara e/ou viseira.

O Edital pode ser consultado no átrio dos Paços do Município, no Cemitério Municipal da Conchada, nas Juntas de Freguesia e demais sítios de uso e costume, estando também disponível na página eletrónica do Município www.cm-coimbra.pt.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM