6 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

CEARTE e Instituto Nacional de Reabilitação premeiam inovação tecnológica

6 de Dezembro 2019

O Centro de Formação para o Artesanato e Património (CEARTE) foi parceiro do Instituto Nacional de Reabilitação (INR) na cerimónia que assinalou, na terça-feira, em Santarém, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e no âmbito da qual foram entregues os Prémios de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe.

Durante o evento, que teve como lema “O futuro é acessível”, foram entregues a investigadores e inventores, das áreas do design e das tecnologias, prémios que visam distinguir a criação de equipamentos, instrumentos, utensílios e tecnologias que promovam a autonomia de pessoas com deficiência nos atos da vida diária, pessoal e social, e que estimulem e prolonguem as suas capacidades físicas, cognitivas e sociais, e contribuam para uma maior qualidade de vida.

A presença do CEARTE resulta da parceria com o INR, uma união que, como explica o CEARTE, conta já com quatro anos, tendo as duas entidades “objetivos coincidentes, que se traduzem em dar uma atenção especial aos públicos mais vulneráveis, mostrando simultaneamente a mais-valia da produção artesanal de excelência ensinada e executada nas oficinas do CEARTE”.

De acordo com o Centro, esta parceria concretizou-se na “conceção e desenvolvimento de um troféu de excelência que foi entregue aos vencedores do Prémio Jaime Filipe”. Trata-se de uma peça de prestígio concebida e executada nas oficinas do CEARTE (com a colaboração do designer João Pedro Amaral e da formadora Rosário Pereira), uma peça em barro branco com aplicação de serigrafia cerâmica, que relaciona tradição com inovação e saber fazer artesanal com design e contemporaneidade.

Os vencedores da edição de 2019 foram os investigadores Rui Antunes e Luís Palma, pela criação de “Protótipo de interface humana para o acesso ao computador destinado a pessoas surdas com necessidades especiais”, tendo ainda sido atribuídas menções honrosas a duas outras empresas.

Esta cerimónia contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho; da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes; do presidente do INR, Humberto Santos, do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves; e do Diretor do CEARTE, Luís Rocha.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM