19 de Julho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Casa-Museu Miguel Torga proposta como monumento de interesse público

21 de Junho 2019

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai propor ao Governo a classificação da Casa-Museu Miguel Torga como monumento de interesse público. Este anúncio foi publicado na segunda feira no Diário da República e a DGPC refere que, com fundamento em parecer da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura de 16 de janeiro, é sua intenção propor à secretária de Estado da Cultura a classificação como monumento de interesse público da casa onde viveu Torga, situada na Rua Fernando Pessoa, na Freguesia de Santo António dos Olivais.

No documento refere-se que os “elementos relevantes do processo” como fundamentação, despacho, planta com a delimitação do imóvel e da respetiva zona geral de proteção, estão disponíveis nas páginas eletrónicas da DGPC (www.patrimoniocultural.pt), Direção Regional de Cultura do Centro – DRCC (www.culturacentro.pt) e Câmara Municipal de Coimbra (www.cm-coimbra.pt).

Ainda de acordo com o anúncio, o processo administrativo original está disponível para consulta, mediante marcação prévia, na DRCC, situada na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, tendo a consulta pública duração de 30 dias úteis.

A Casa-Museu Miguel Torga, residência do escritor e da sua família na cidade de Coimbra, localiza-se na zona dos Olivais, composta por bairros de moradias, edificados em meados do século XX. Com dois andares e rodeada por jardim, a casa mantém-se no seu interior com a mesma disposição da habitação original do escritor, “com os espaços sociais no rés-do-chão e os quartos no andar superior, onde se destacam os objetos que remetem para a figura e a memória de Miguel Torga, nomeadamente o mobiliário, o acervo de arte, composto por pinturas, esculturas, cerâmicas e tapeçarias, e ainda um importante fundo bibliográfico”, refere a DGPC.

Recorde-se que Miguel Torga faleceu em 1995 e, alguns anos depois, a Câmara de Coimbra comprou a sua habitação à filha do escritor, Clara Crabbé Rocha, transformando-a em Casa-Museu, um espaço cultural que está aberto ao público desde 2007 e que está em vias de classificação desde 2014.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM