O café “Cartola”, na Praça da República, em Coimbra, já tem aprovada uma proposta para adjudicação do espaço. A mesma, que surgiu no âmbito do concurso público, é apresentada pelo Centro Industrial Confeiteiro (CIC) que contempla um conceito “manifestamente diurno” que serve “a qualquer hora de funcionamento refeições equilibradas e nutritivas”.
Esta proposta foi adjudicada ao CIC pelo valor mensal de 3.500 euros, sendo o total para o período de 15 anos de 630.000 euros (a que acresce IVA, perfazendo 774.900 euros), havendo ainda a possibilidade de renovação automática por períodos de um ano, até ao máximo de cinco renovações.
A proposta do CIC prevê que o espaço seja “manifestamente diurno com serviço de restauração e bebidas”, sirva “sandes e tostas, saladas, massas e outros pratos simples de carácter ligeiro e nutritivo sem esquecer os típicos petiscos”, com consultoria de um chef com experiência no ramo. É ainda salientado o facto de “a qualquer hora de funcionamento ser possível ter acesso a uma refeição equilibrada e nutritiva e não apenas em certas janelas temporais durante o dia”.
A entidade refere que a proposta visa “suprir a necessidade de um espaço manifestamente diurno, devolver a vitalidade à Praça da República e zona envolvente e prestar apoio a todos os que pretendem usufruir da praça, quer na sua qualidade de ponto de encontro mandatório na cidade quer na sua qualidade de ponto de passagem neste novo sistema vascular que surge em Coimbra”.