Nos dias 9 e 10 de novembro, Cantanhede volta a ser o centro das atenções para os amantes do desporto automóvel com a 2.ª edição do Rally Marquês de Marialva. Com novos desafios e alterações no percurso, esta prova promete reunir milhares de espectadores e pilotos em busca de adrenalina e velocidade. Anabela Freitas, vice-presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, não tem dúvidas de que eventos como este “contribuem para a notoriedade de Cantanhede e ajudam a combater a sazonalidade”. Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, acredita que esta prova “coloca Cantanhede no calendário de eventos de relevo”.
O Rally Marquês de Marialva co[1]meça na sexta- -feira, dia 8 de novembro, com verificações administrativas e técnicas facultativas, entre as 18h00 e as 22h00. No sábado, dia 9, as verificações obrigatórias acontecem entre as 7h00 e as 9h00, seguindo-se, às 10h00, o Free Practice e o Qualifying. Este ano, o percurso inclui duas passagens pelo novo troço de Murtede, seguido da Super Especial em Cantanhede, que contará com novas melhorias para aumentar a segurança e a fluidez da prova. Para o domingo, dia 10, estão previstos dois troços em Olhos de Fervença e Covões, ambos com tripla passagem.
O traçado será realizado em sentido contrário ao da edição anterior e inclui um novo segmento em Covões, introduzindo novidades e desafios adicionais para as equipas. A competição, organizada em parceria com o Clube Automóvel do Centro, integra o Campeonato Start Centro de Rallys, o Campeonato Start 2RM Centro de Rallys e a Taça de Portugal de Rallys Regionais – Claudino Romeiro. Uma das grandes atrações será a Super Especial Nocturna, que contará com bancadas para 2.000 pessoas. Adérito Machado, vereador do Desporto, anunciou que o bilhete, com um custo de 5 euros, reverterá na totalidade para os Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
Com um percurso remodelado e alterações em diversos troços, as expetativas são elevadas para esta edição. Adérito Machado destacou a importância de manter a segurança durante o evento, apelando ao cumprimento das regras por parte do público e participantes. Cantanhede espera um elevado retorno económico e turístico com a segunda edição do Rally Marquês de Marialva, que ganha força no calendário nacional de rallys.