A Câmara Municipal de Cantanhede defendeu, esta terça feira, que a solução que “melhor serve os cantanhedenses” para integrar no Plano de Expansão do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) é a que preconiza a ligação direta a Coimbra.
Das três ligações equacionadas pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra para integrar este plano, a proposta mais “equilibrada e financeiramente sustentável” é a ligação Coimbra – Cantanhede, com posterior derivação para a Mealhada, refere o Município
Segundo a autarquia, o parecer da Divisão de Gestão do Território Sustentabilidade Ambiental da Câmara de Cantanhede destacou também o facto de esta opção “permitir uma ligação mais rápida à capital de distrito”.
Da resposta enviada pelo Executivo liderado por Helena Teodósio, consta também a eliminação de quatro paragens no troço Coimbra – Cantanhede, previstas no estudo, sendo elas a paragem de São João do Campo, Pena, Póvoa da Lomba e centro da cidade de Cantanhede, tornando o trajeto mais direto e mais rápido.
A ligação entre a Coimbra – Cantanhede ficaria com apenas cinco paragens: Cidreira, Ançã, Portunhos, Cantanhede (Rua dos Bombeiros Voluntários) e zona industrial.
A autarquia propõe ainda no segundo troço, na ligação de Cantanhede à Mealhada, a utilização do corredor da “antiga linha ferroviária até Enxofães, com uma via dedicada ao longo da estrada municipal 615-1 e com paragens em Cordinhã, zona industrial de Murtede e Pedrulha”.
De acordo com o município de Cantanhede, este é o trajeto “mais direto, mais rápido, mais económico e com maior facilidade de implementação”, segundo consta da proposta enviada à CIM Região de Coimbra, permitindo a ligação futura a Anadia sem ramificações de linha.