17 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cantanhede: Museu da Pedra apresenta exposição sobre o confinamento

24 de Setembro 2021

O Museu da Pedra, em Cantanhede, tem patente ao público uma mostra de fotografia sobre as fases do isolamento, que pode ser visitada até 14 de novembro. Da autoria do fotógrafo português João Carlos, a exposição apresenta a sua interpretação sobre as várias fases de isolamento e respetivas emoções, tais como o ajuste e a ansiedade, o tédio e a frustração, a raiva e a paranoia, a aceitação e a adaptação.

Inaugurada a 24 de julho, data que marcou a reabertura do espaço museológico após o encerramento para obras de reabilitação, assinala uma experiência de cinco semanas de isolamento, assim como o impacto que este pode ter na saúde mental, nomeadamente em temas tão importantes como o teletrabalho, o isolamento em casa, o bombardeamento de informação contraditória e o distanciamento físico das pessoas, perspetiva a partir do qual o artista interpreta as várias emoções vividas por muitos intervenientes.

Esta exposição fotográfica reúne 15 obras de um trabalho premiado pela IPA – International Photography Awards, TIFA – Tokyo International Awards, PX3 – Paris Silver Award, e LICC – London International Creative Competition, imagens conseguidas com o auxílio dos modelos Fabrícia Pereira e Rodrigo Castelhano, que caracteriza a evolução de pensamentos e emoções vivenciados durante o isolamento provocado pela situação pandémica, apresentando-se como um importante apelo à saúde mental, tema cada vez mais relevante e importante na sociedade.

João Carlos é um fotógrafo português, nascido em Nova Iorque, conhecido pelas suas explorações artísticas, enquanto fotógrafo internacionalmente premiado e versátil, iniciando a sua atividade cultural em áreas como a pintura e artes plásticas, frequentando o Instituto de Arte e Comunicação Visual (ARCO), em Lisboa.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM