14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Caminhadas contra o cancro unem sete cidades do Centro do país

27 de Setembro 2019

A caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos®” vai voltar a ligar, no dia 5 de outubro, sete cidades da região Centro. Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu voltam a unir-se na luta contra o cancro e, neste ano especial em que o evento celebra 10 anos, devem trazer para as ruas mais de 10.000 pessoas.

Promovidas pelo Movimento Vencer e Viver (MVV), do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC), estas caminhadas decorrem em simultâneo em todas as cidades, a partir das 15h00, e visam, como explicou Natália Amaral, da LPCC, “sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção precoce do cancro da mama”, patologia que é “cada vez mais preocupante”. De acordo com os dados divulgados durante a apresentação das caminhadas, que decorreu anteontem, no Museu Nacional Machado de Castro, são detetados em Portugal cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama por ano e 1.500 mulheres morrem com esta doença.

Promovidas sempre no início de outubro, Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, esta é uma ação comunitária de sensibilização mas que tem também um caráter solidário, uma vez que os fundos angariados se destinam ao apoio à mulher com cancro da mama e familiares. Abertas a pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, as caminhadas integram várias atividades de animação e terminam num ambiente de confraternização. A inscrição tem o valor de cinco euros, que reverte na íntegra para o Núcleo Regional do Centro da LPCC, e que confere o acesso a um kit que inclui t-shirt, água e folhetos informativos. A empresa municipal Águas de Coimbra também se associa ao evento e vai oferecer garrafas reutilizáveis a todos os participantes da caminhada.

As caminhadas ocorrem nas sete cidades da região Centro onde existem extensões de funcionamento do Movimento Vencer e Viver, onde mulheres que sobreviveram à doença apoiam outras, bem como as respetivas famílias, desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama, num acompanhamento integrado que tem em vista a melhoria da qualidade de vida, através da disponibilização de vários serviços que têm em vista o bem-estar físico e emocional da mulher. Para Olga Pereira, deste Movimento, este grupo de voluntárias “não substitui médicos ou enfermeiros” mas procura levar conforto, apoio emocional e de outra índole, não só aos doentes como às famílias, num “trabalho de proximidade com a comunidade” que é evidente também nestas caminhadas, que registam “todos os anos um maior número de inscrições e mais pessoas a quererem apoiar”. No seu entender, esta é, acima de tudo, “uma caminhada de esperança, de alerta e de responsabilização”.

Esta sessão contou também com a presença de Isilda Pegado, da Europa Donna Portugal, que destacou “o dinamismo, entrega e dedicação” do MVV e do NRC-LPCC.

Inscrições até ao dia da caminhada

As inscrições podem ser efetuadas nas extensões do Movimento Vencer e Viver em cada uma das cidades envolvidas(presencialmente ou por telefone), na sede do NRC-LPCC (Coimbra), em postos específicos em cada uma das localidades e no dia da caminhada, no local de partida, a partir das 13h00. Em Coimbra começa na Praça da República e termina no Parque Verde do Mondego (Margem Esquerda).

Ao longo destes 10 anos de história, as caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos®” envolveram já, segundo anunciou a psicólogo do NRC-LPCC, “cerca de 80.000 pessoas, tendo sido angariados cerca de 340.000 euros”. Sónia Silva sublinha que esta iniciativa “dá rosto às mulheres sobreviventes de cancro da mama”, ao mesmo tempo que combate estigmas e é “um estímulo à prevenção”. Deixa, por isso, um apelo a todos para que “ajudem a manter viva esta esperança e se juntem a nós nesta caminhada”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM