17 de Novembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Caminhada percorre património natural do Espinhal

31 de Outubro 2019

Cerca de 100 participantes são esperados na caminhada “Rota da Castanha e dos Veados”, evento que vai percorrer, no dia 10 de novembro, algumas das mais belas paisagens da vila do Espinhal, no concelho de Penela.

Promovida pela Associação Caminheiros de Penela, com o apoio da Junta de Freguesia do Espinhal, este evento pretende, como explica o presidente da Junta, Luís Dias, “dar a conhecer a beleza de todo este território”, através de um percurso de cerca de 10 quilómetros que passa por alguns dos mais emblemáticos locais da vila, como a Pedra Ferida e a Praia Fluvial da Louçainha.

A caminhada inspira-se num dos produtos endógenos típicos desta época, as sempre apetecíveis castanhas, e também nos veados que, como explica o autarca, povoam a região, sendo avistados com muita frequência. De acordo com Luís Dias, este evento tem como mote o desporto e o convívio, privilegiando um percurso “de grande beleza, que propicia o lazer e também o sossego, ao percorrer uma zona onde as pessoas só ouvem o barulho do correr da água e o chilrear dos pássaros”.

O presidente do Espinhal lembra que esta é “uma zona muito apetecível em qualquer época do ano, sendo ainda mais atrativa durante o verão”. Espera, por isso, que esta caminhada sirva para promover “estas paisagens únicas e a beleza deste território”, de forma a que os participantes possam “regressar noutra altura do ano, com a família ou amigos, para desfrutarem deste contacto puro com a natureza”.

No ano passado participaram cerca de 70 pessoas nesta caminhada, número que os promotores esperam aproximar-se agora dos 100.

A caminhada está marcada para 10 de novembro e começa às 9h15, na Praia da Louçainha, contando com um percurso de 10 quilómetros, em piso de terra batida e com grau de dificuldade média. Estima-se que termine por volta das 12h00, na Louçainha, onde os participantes vão participar num “Magusto à Caminheiro”, uma espécie de “lanche partilhado” onde não vão faltar as castanhas assadas e a jeropiga.

O presidente da Junta de Freguesia do Espinhal desafia os amantes do desporto e da natureza a associarem-se a este evento e convida-os a conhecerem melhor a Freguesia. “Espero que venham usufruir das nossas paisagens e de todas as coisas boas que temos para lhes oferecer e que aqui podem descobrir”, convida o autarca, lembrando que o Natal se aproxima e que, a partir de 1 de dezembro, podem desfrutar já de toda a ambiência típica desta quadra festiva, deixando também o convite para que, nessa altura, venham visitar o Presépio do Espinhal, que é já uma referência em toda a região.

Louçainha

Pedra Ferida


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM