21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Caminhada noturna convida a percorrer hoje a Serra da Lousã

24 de Setembro 2021

A Activar – Associação de Desenvolvimento Local da Lousã promove hoje uma caminhada noturna pela Serra da Lousã. Designada “Brama ao luar”, esta iniciativa começa com o encontro, às 19h00, no parque de merendas, conhecido como Terreiro das Bruxas, e tem uma duração prevista de três horas.

Com esta caminhada, a Activar pretende proporcionar aos participantes a audição da brama dos veados. “Na época de acasalamento, entre setembro e novembro, é possível ouvir os machos a defender e reclamar os seus territórios, atraindo as fêmeas através de um tipo de grito designado de ‘brama’. Como têm de se tornar visíveis para o sexo oposto, os animais expõem-se mais aumentando assim a probabilidade de serem avistados”, explica a associação, realçando também que “a Serra da Lousã é um local privilegiado para a observação de veados no seu habitat natural, duas décadas depois da reintrodução desta espécie que esteve extinta no território por pelo menos dois séculos”.

Para participar na iniciativa, os interessados devem preencher o formulário próprio que a Activar tem disponível nas suas redes sociais ou enviar um email para turismo@activar.org. A organização sugere que usem roupa e calçado prático e confortável.

Durante a caminhada serão salvaguardadas e deverão ser respeitadas, por todos os participantes, as medidas de segurança em vigor e preconizadas pela Direção Geral da Saúde, designadamente cumprimento do percurso; respeitar e seguir as orientações dadas pelo guia; desinfeção obrigatória das mãos sempre que necessário; distanciamento social entre as pessoas que vão participar no evento; uso obrigatório de máscara sempre que não seja possível cumprir o distanciamento social e que se esteja em espaço fechado.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM